Salve, salve motionautas! Neste artigo irei apresentar a produtora e estúdio de animação Mantra, sediada na cidade de Salvador, Bahia e capitaneado pelo publicitário e produtor Leonardo Silva, um cara que conheci na época da faculdade e que já foi aspirante a rock star soteropolitano rs. Vamos então conferir este bate papo e conhecer quem produz animação fora do eixo Rio São – Paulo.

Conhecendo a Mantra e o seu CEO

Xirê, a nova animação da Mantra
Xirê, a nova animação da Mantra

Layer Lemonade (LL) – Fala Leo, blz? Primeiro gostaria que vc se apresentasse, falasse sobre sua formação e etc.

Leonardo Silva (LS) – Sou Leonardo Silva, diretor da produtora baiana Mantra Filmes, atuando como diretor, produtor executivo e em algumas obras de animação como diretor de animação. Sou formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Salvador e desde a minha formação sempre nutri o desejo de ter uma produtora que trabalhasse com animação, motion design e computação gráfica.

Em 2008 tomei a decisão, junto com um amigo de infância, de montar uma produtora chamada Finisher Studio, tínhamos pouco conhecimento mas muita vontade de fazer animação e computação gráfica que impressionasse o mercado local, e foi assim que começamos a fazer algumas campanhas importantes. Ao passar dos anos, passamos por algumas crises do mercado e comecei a vislumbrar a possibilidade de produzir filmes e séries, coisa que até 2012 era limitado a poucos realizadores no mercado baiano.

Então em meados de 2014 decidi desmontar toda estrutura da Finisher e me debruçar sobre os caminhos para desenvolver e financiar projetos audiovisuais. Naquele momento eu produzi toda parte de motion de algumas campanhas eleitorais e em paralelo ia estudando uma nova atuação no mercado audiovisual brasileiro. Daí surgiu a produtora MANTRA.

LL – Agora apresente a Mantra para a comunidade do Layer.

LS – A Mantra é uma produtora audiovisual que atua no mercado brasileiro desenvolvendo, produzindo e licenciando projetos audiovisuais de animação, ficção, documentários e games. Atuamos em todos as linguagens do audiovisual, mas sem dúvida, as animações têm um destaque especial, somo apaixonados por animação. Então em 2014 começamos a empreender esforços para desenvolver vários projetos com um histórico que vem se desenrolando até hoje.

Os desafios de se tornar estúdio

LL – O que te levou a seguir este caminho? Empreender com um estúdio de animação e quais desafios você enfrentou?

LS – Ainda enfrentamos, mas no começo acredito que nossos maiores problemas eram entender o nosso posicionamento e a falta de investimento em um mercado tão pequeno como Salvador. O mercado privado local sempre foi muito pouco desenvolvido e isso fez o mercado se encolher ao longo das duas últimas décadas. Produzir animação requer planejamento e um bom orçamento e não tínhamos nenhum dos dois por aqui. Então produzir animação para propaganda foi muito desafiador, beirando ao inviável. Isso nos levou a seguir o caminho das produções autorais buscando sempre o alcance nacional.

LL – Agora sendo mais específico, ter um estúdio de animação no nordeste é mais complicado?
LS – Sem dúvida é mais complicado mas cada vez menos. Os executivos das grandes empresas e Players não vivem por aqui. Apesar disso, cada vez mais há abertura para mostrarmos nosso trabalho em eventos de mercado. Por isso, precisamos entender que nossas produções são brasileiras produzidas no nordeste e vê-las como obras com alcance nacional e internacional.  

Produções e fluxo de trabalho

Elderand, game produzido pela Mantra
Elderand, game produzido pela Mantra

LL – Você poderia listar os trabalhos já realizados?
LS – Estamos produzindo atualmente três séries de animação: Pedro e a Pedra Secreta, Portão Mágico e Toorma da Play. Em fevereiro deste ano lançamos o game Elderand nas plataformas steam, Nintendo Switch e em breve Xbox e Playtation. Ainda esse ano vamos produzir nosso primeiro longa de animação: Edy, o E.T. que dá samba.


LL – Você poderia falar um pouco de como funciona o fluxo de trabalho das produções da Mantra?
LS – A Mantra além de gerir a propriedade intelectual dos projetos tem a sua estrutura de estúdio de animação que conta com profissionais fixos, remote e prestadores de serviço desde a arte conceitual e design dos personagens e cenários, passando pelos storyboards e animatic, disparando para linha de produção onde as equipes de modelagem e rigging  vão preparar todos os personagens, cenários e props para ser animados. Aqui na Mantra buscamos especialistas pois nosso projetos têm grandes volumes de produção e isso exige agilidade sem perder qualidade. Então cada profissional atua somente na área em que ele é especializado. 

Conselhos para os padawans

LL – Que conselho você daria para quem quer entrar neste mercado?

LS – É importante entender a indústria da animação com visão globalizada, especializada e industrial. Não podemos deixar de reconhecer o caminho da produção autoral, mas o mercado de trabalho, no geral, busca profissionais que estão alinhados com as práticas, métodos, estética e ferramentas adotadas pelas maiores indústrias.

Hoje um aspirante ao mercado de animação precisa estar antenado a toda qualificação possível que, cada vez mais, está à disposição de todos. E a partir daí, dentro da cadeia de produção encontrar o seu caminho de atuação: será produtor? Ilustrador? animador? 2D? 3D? Motion designer? Artista de efeitos? Tentar fazer tudo ao mesmo tempo muitas vezes é frustrante.

LL- Valeu Leo pela disponibilidade e parabéns pela coragem de empreender dentro do universo da animação, deixando aqui o Instagram da Mantra para a galera seguir.








Comentários

comments