A diferença entre um Motion caro e barato

Este artigo é uma tradução livre do artigo “$7 vs $1000 Motion Design: Is There a Difference?”, escrito por Caleb Ward para o School of Motion.

Nota do editor: Este artigo fala sobre um experimento que nós fizemos. Como Motion Designers, é claro que nos preocupamos com a tendência do mercado para baixos orçamentos e clientes que querem mais do que eles podem pagar, mas também sabemos que sempre existirão opções para clientes que querem pagar bem pouco por projetos de motion. Nós queríamos entender como seriam estas opções e se deveríamos nos preocupar com sites como 99 Freelas, Fiverr ou Upwork (plataformas que promovem competição entre profissionais, gerando projetos, normalmente, de baixo orçamento). Nós não apoiamos estes sites e sempre recomendamos Motion Designers profissionais para empresas que realmente precisam e podem pagar por isso, mas a realidade é que você pode conseguir um logo animado por 7 dólares hoje em dia. Devemos nos preocupar? Leia e tire suas conclusões!

20 anos atrás era muito difícil de achar um Motion Designer. Já era difícil encontrar alguém com uma cópia do After Effects no Windows 95!

Com o passar do tempo, a disponibilidade de ferramentas e conteúdo educacional para Motion Designers aumentou e tornou possível para quase qualquer pessoa criar um projeto de Motion. E claro, com o aumento de oferta de profissionais, o preço também caiu consideravelmente, colocando dúvidas sobre o futuro da profissão.

Então quer dizer que o Motion Design moderno está em um constante processo de queda de valor? Profissionais baratos estão prejudicando nosso mercado? Você pode me dizer qual a diferença entre um projeto barato e caro? Bem, amigo, é hora de fazer um experimento!

O experimento: comparando o trabalho de Motion Design com diferentes preços

Para encontrar algumas respostas nós criamos uma empresa fictícia, uma sorveteria com temática espacial, chamada Telescoops.

Nota: nós entramos em muitos detalhes sobre os tipos de sorvete que seriam vendidos, nomeamos sabores com a temática espacial, como por exemplo, um dos mais populares, “Via Láctea”. Existiriam cones grandes e pequenos e haveriam planetinhas pendurados no teto. Nós ficamos até matutando como conseguiríamos colocar um anel no entorno da nossa bola de sorvete! Mas vamos voltar ao que importa…

Nós criamos um logo com uma história legal.

Aqui está o briefing:

“Olá!

Sou proprietário da Telescoops, uma empresa de sorvete do sul da Califórnia. Nós estamos crescendo a alguns anos e queremos entrar no universo dos vídeos.

Pretendemos criar um canal no YouTube sobre nossos produtos e talvez até ensinando algumas receitas com sorvete no futuro. Por isso estamos procurando por um Motion Designer para criar uma intro para o canal, que vai ditar o tom dos nossos vídeos.

Nossa marca é divertida, diferente e meio nerd. Nós íamos amar que nossa animação tivesse estas características. Uma intro de 5 segundos seria ótimo, mas não precisa ter essa duração exata.

Nós somos novos nesse processo, então nos informe se precisar de mais alguma informação. Em anexo, envio nossa logo. Meu sobrinho que criou. Está em PNG, espero que seja ok.

Obrigado.”

Nós enviamos esta mensagem para Motion Designers com diferentes preços.

  1. Fiverr (7 dólares)
  2. Upwork (150 dólares)
  3. Freelancer Profissional (1000 dólares)

Os resultados foram fascinantes e nós estamos super animados para compartilhá-los aqui. Eu até enviei a logo em PNG, e não em vetor, para ver se eles diriam alguma coisa sobre isso. Vejamos os resultados.

Fiverr: $7

  • Prazo para o trabalho: 24 horas
  • Coisas que gostamos: Preço e prazo

Nosso primeiro passo foi encontrar o Motion Designer mais barato possível. E qual lugar é melhor do que o Fiverr para encontrar talento barato? Fiverr existe a um tempo e se orgulha por ligar pessoas com artistas que querem vender trabalhos criativos por 5 dólares (mais $2 de taxa de serviço).

O site é cheio de gente usando templates e técnicas nada criativas para criar trabalhos, mas por menos de $10, quem pode reclamar?

Achar a pessoa certa foi um pouco desafiador, já que muitos “Motion Designers” usam templates prontos de After Effects. Eu queria algo customizado. Após cerca de 10 minutos de pesquisa eu encontrei uma pessoa que faria qualquer trabalho de photoshop, motion graphics e edição de vídeo por $5. Imperdível!

Depois de um cadastro rápido no site, eu mandei o briefing e recebi um vídeo completo em apenas 6 horas! Este foi certamente o trabalho mais rápido na história. Este foi o resultado:

Fiverr Vídeo 1

Nada mal para 7 dólares! Mas será que o Motion Designer estaria disposto a uma refação? Vamos ver…

“Incrível! Ótimo trabalho! Eu tenho apenas três coisas que gostaria de mexer e vai estar perfeito.

  1. Você poderia deixar o brilho do final mais lento? Acho que está meio rápido.
  2. Poderia fazer alguma coisa com a cereja no topo do logo? Ela podia, por exemplo, pular em cima do sorvete ou algo do tipo…
  3. Poderia mudar o som do brilho ou abaixar o volume dele um pouco? Eu amo a ideia de adicionar efeitos sonoros, mas este barulho de brilho chama muita atenção e não combina com a atmosfera sci-fi da nossa marca.

Ótimo trabalho até agora!”

Depois de me explicar que ele não poderia adicionar um novo efeito sonoro (mas que eu devia procurar no YouTube) o Designer me enviou uma nova versão revisada em 12 horas. Ou seja, recebi um projeto inteiro com revisão em menos de 24 horas! Caramba!

Aqui o resultado final:

Fiverr Vídeo Final

Nós não vamos ganhar nenhum prêmio de Motion com este vídeo, mas por 7 dólares não está tão mal! Nosso experimento teve um bom começo.

Upwork: $150

  • Prazo para o trabalho: 7 dias
  • Coisas que gostamos: Preço, personalização, número de opções

Agora vamos para o projeto “meio termo”. Nos últimos anos, alguns sites que conectam artistas a clientes surgiram com diferentes médias de preço. Essencialmente, você publica um trabalho e seu orçamento e os artistas vão competir pra ver quem ganha o job! Nós resolvemos usar o Upwork, que é um dos sites mais populares do mundo para freelancers.

O processo foi bem legal. Ao invés de procurar um Designer, eu simplesmente preenchi um formulário com os detalhes do projeto e em poucos minutos eu recebi propostas de Motion Designers do mundo todo. Depois de analisar os portfólios eu decidi contratar um designer com um bom Showreel e com 5 estrelas de avaliação.

O Motion Designer me fez várias perguntas sobre o prazo, minha visão para o projeto e o arquivo de entrega. Fiquei feliz por receber as perguntas e respondi com o máximo de detalhes possível.

Depois de três dias nosso designer da Upwork nos enviou três opções diferentes. Aqui estão elas:

Upwork Vídeo 1

Ele me pediu para escolher minha favorita e eu escolhi o vídeo mais longo de fundo branco. Também pedi pequenas alterações:

“Oi! Está incrível! Você arrebentou!

Você tem algum efeito sonoro para adicionar ao vídeo? E a parte que a cereja gira em torno do planeta está meio rápida demais. Você pode deixar o movimento mais suave? Ou talvez seja melhor apenas tirar esta parte.

Obrigado.”

É bom notar que o processo de pagamento com a Upwork foi complicado. A transferência passa por um processo de verificação e nosso Designer ficou preocupado porque o pagamento não foi verificado por alguns dias. Talvez isso seja um problema que os profissionais que usam a Upwork tenham que lidar.

Depois de três dias recebi o resultado final:

Upwork Vídeo Final

Com a versão final completa, nós pagamos e avaliamos sua performance. Fácil fácil! Pra $150 eu fiquei satisfeito, mas acho que gostaria de ver alguma coisa mais sofisticada…

Freelancer Profissional – $1.000

  • Prazo para o trabalho: 6 dias
  • Coisas que gostamos: Linguagem visual, storytelling, reforço da marca, personalidade

Para o teste final eu queria contratar um Freelancer profissional, mas como eu poderia encontrar um? Meu amigo Joey Korenman me indicou Patrick Butler, um Motion Designer de San Diego. Como já era de se esperar, Patrick passou no teste do PNG e me pediu o arquivo da marca em vetor. Depois de negociar valores e fazer algumas perguntas Patrick estava pronto para começar. Eu agora só precisava sentar e esperar um profissional criar um projeto para uma empresa fictícia por 1.000 dólares.

Depois de dois dias, Patrick me mandou este vídeo:

Freelancer Profissional Vídeo 1

Wow! Este projeto, de cara, já é bem diferente dos outros. É muito claro que este vídeo é cheio de referências e storytelling. Mas, claro, há algumas coisas que eu gostaria de mudar. Este foi meu feedback:

“Uau! Ótimo trabalho, Patrick! Super legal! Há como deixar o início um pouco mais rápido? Parece que demora um pouco para a parte da “velocidade da luz”. É só isso e estará perfeito!”

Patrick agradeceu minha sugestão e enviou a revisão no mesmo dia! Este é o resultado final:

Freelancer Profissional Vídeo Final

Definitivamente, um ótimo trabalho!

Reações Iniciais

A parte criativa do nosso experimento acabou, agora vamos analisar os resultados. Aqui estão as minhas conclusões sobre cada projeto:

Fiverr

O trabalho do Fiverr foi bem útil. Eu precisava de uma marca em movimento e foi exatamente o que eu recebi. Nada mais. Não havia nenhum conceito ou design personalizado para fortalecer a marca. Não havia nenhum elemento que representasse espaço sideral ou sorvete. Por isso o projeto foi simples e fácil de esquecer. Eu não acho que alguém ia deixar de assistir o vídeo depois dessa intro, mas não tem nada que fortaleça o storytelling e instigue as pessoas. Porém, por $7 é, com certeza, melhor do que usar um logo estático.

Upwork

O projeto da Upwork foi interessante porque trouxe a temática do espaço. Também fiquei surpreso por receber três versões diferentes. Curiosamente, esta é uma tática que Joey descreve no Livro The Freelance Manifesto, onde você faz com que o cliente escolha seu projeto favorito ao invés de procurar defeitos em um só.

Mas é claro que falta um refinamento nessa intro. Ficou parecendo que o Designer foi direto pro After Effects e não teve um processo de conceituação ou de storyboard para criar o vídeo. Os elementos extras ,como a nave espacial, parecem que foram tirados de algum banco de imagens. Eles não têm o mesmo padrão do logo. Mas, novamente, por $150 é um resultado muito bom.

Freelancer Profissional

Sem dúvida o resultado é mais inspirador e eficaz. A qualidade da animação é anos-luz à frente dos outros dois. A animação se encaixa perfeitamente ao conceito do nosso estabelecimento, uma sorveteria sci-fi nerd. O design fortalece o conceito da marca e foi muito prazeroso trabalhar com o Patrick. Para mim, o projeto vale mesmo $1.000, mas será que eu só gosto mais deste porque paguei mais por ele?

Para descobrir trouxemos opinião de pessoas de fora deste processo.

O que a equipe do School of Motion acha?

Enviei para a nossa equipe e todos gostaram mais do projeto do Patrick.

Este é um bom sinal, mas vamos expandir o experimento um pouco mais…

Opinião do povo

Fiz uma pesquisa perguntando às pessoas o que elas achavam, sem mencionar os valores pagos ou os nomes dos que desenvolveram os projetos. Mais de 100 pessoas opinaram. Apesar da amostragem não ser tão grande, nós certamente podemos tirar algumas conclusões com o resultado.

Eu pedi que as pessoas assistissem os seguintes vídeos numa ordem aleatório. As pessoas não sabiam de onde cada projeto veio. Isso é o que eles viram:

Vídeo da pesquisa

O resultado foi interessante mas não muito surpreendente.

Qual foi seu favorito?

  • Freelancer profissional: 84,5%
  • Upwork: 12,6%
  • Fiverr: 2,9%

Por que foi seu projeto favorito? (Algumas respostas selecionadas)

Freelancer Profissional

  • Foi o mais bonito e o que melhor representou o conceito.
  • É rápido e divertido. Faz referência clara ao espaço, é rápido, conciso e “clean”.
  • Parece que este teve mais profundidade, mais visualmente organizado, bom efeito sonoro e foi direto ao ponto.

Upwork

  • Me pareceu o mais personalizado para a marca.
  • Eu gostei do som e do design como um todo. Bem divertido.
  • Analisando, este foi o único que realmente me marcou. (Interessante…)

Fiverr

  • Simples e transmite a mensagem.
  • Os outros são muito “poluídos “. Este projeto é simples e “clean”.
  • Simples.

Qual vídeo você menos gostou?

  • Fiverr – 57,8%
  • Upwork – 38,2%
  • Freelancer profissionais – 3,9%

Por que este foi o projeto que menos gostou? (Algumas respostas selecionadas)

Freelancer Profissional

  • Eu não gostei do som e achei as linhas no começo muito pesadas.
  • Eu não sei.
  • Parece que o artista jogou lama na parede e viu no que deu.

Upwork

  • Muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, coisas se movendo em todo lugar.
  • As letras flutuando me parecem muito bagunçadas e confusas.
  • Muito disperso e demorou para começar.

Fiverr

  • Só contém alguns brilhos. Muito padrão, duro, sem personalidade.
  • Muito genérico e charo. Parece template.
  • Não tem muita relação com a marca. Havia um conceito bem rico para explorar (espaço sideral) e não há nada disso na animação.

Se você fosse o dono desta sorveteria hipotética, quanto (em USD$) você estaria disposto a pagar em uma animação para seu novo canal no YouTube?

$1.267 (preço médio).

O que pudemos aprender?

Com o resultado da pesquisa em mãos, a equipe da School of Motion começou a pensar em algumas implicações deste resultado. Aqui estão algumas coisas que nós achamos ter aprendido com este experimento.

1.Sempre haverá uma solução mais barata.

Não é muito legal pensar nisso, mas há pessoas no Fiverr que pensam que podem oferecer o mesmo serviço que Motions Designers experientes no mercado por preços realmente muito baixos. Porém, projetos deste tipo de site não vão muito longe. Por isso é muito importante que você seja um storyteller, não só um apertador de botões. Grandes Motion Designer não se destacam apenas pelas habilidades com software, mas também por saber resolver o problema do cliente e superar expectativas.

Cada projeto que contratamos valeu o dinheiro que pagamos por ele, mas apenas um realmente reforçou o conceito da marca. É seu trabalho como motion designer desvendar a história por trás de cada projeto.

O fato de ser um designer diferenciado faz com que você jamais consiga competir por preço com a maioria dos profissionais destes sites de freela, mas você sempre ganhará na qualidade, que é o que realmente te torna reconhecido.

2. Você precisa ser realmente BOM em Motion Design

Indiscutivelmente existe uma grande diferença em qualidade e eficácia nestes três projetos, porém, o que as pessoas preferiram foi o que teve o conceito mais coerente, mensagem concisa, e animação lindamente executada.

Isto mostra a importância de se dominar a arte do Motion. Você é um Motion Designer, não um artista do After Effects!

Existem princípios e técnicas que os Motion Designers usam e dominá-las é importante. Este experimento foi uma exploração entre o design eficaz e o ineficaz. Design é a intersecção entre arte e função e o projeto de Patrick foi uma incrível junção destes dois conceitos.

3. Network é a chave do sucesso para freelancers

Patrick ganhou este projeto de $1.000 porque ele era conhecido no meu círculo de amizades. Você também precisa ser conhecido no seu círculo.

É improvável que você encontre trabalho com alguém que pesquisa no Google “motion designer perto de mim”. Se alguém quer gastar um bom dinheiro em um projeto de motion, esta pessoa vai pedir por referências no seu círculo de influência.

O melhor jeito de receber mais demanda é fazer o seu nome ser conhecido. Vá a eventos, conheça pessoas, e seja sempre legal com todo mundo. Você nunca sabe qual trabalho vai vir de um amigo aleatório.

Conclusão

Este experimento mostrou como está o mercado do Motion no mundo. Ele realmente ajuda a entender como está o entendimento do valor do nosso serviço num mundo cheio de soluções diferentes com preços variáveis.

Fechamos com esta ilustração que também custou 7 dólares! Dinheiro muito bem gasto!

Este artigo foi criado pela School of Motion. Vale lembrar que eles estão com as inscrições abertas para os seus cursos que começam em Janeiro! Clique aqui para conferir.

A imagem de capa deste artigo é do projeto The New York Times x Brighthouse Financial de Jonas Mosesson.

Comentários

comments