Adobe Stock – a venda de imagens criadas por IA

As polêmicas envolvendo “artes” geradas por inteligência artificial não param e não vão parar tão cedo. Aqui no blog recentemente o Dhyan publicou um post sobre a ShutterStock.Ai explicando como esses bancos de imagens estão lidando com o uso da inteligência artificial.

Agora foi a vez da Adobe de anunciar que as imagens geradas por IA farão parte da biblioteca da Adobe Stock.

“Estou confiante que nossa decisão responsável de aceitar os conteúdos criado por IA será de bom uso pros clientes e contribuidores” disse Sarah Casillas, diretora sênior de conteúdo da Adobe Stock.

via Adobe

Sabemos que há diversos problemas de direitos autorais e ética envolvendo as artes geradas por IA, mas apesar de todas essas controvérsias a Adobe tem se mostrado muito empolgada com o uso da inteligência artificial.

O fato é que já faz alguns anos que a empresa já implementou a IA em seus softwares. Graças ao Adobe Sensei podemos usufruir dessas ferramentas que facilitam o nosso dia a dia, por exemplo quando usamos a seleção automática no Photoshop.

Porém, aproveitar essa tecnologia para ajudar o workflow é muito diferente do que usá-la para gerar um produto final misturando milhares de artes de terceiros sem autorização.

Como isso funciona?

Quem quiser enviar imagens geradas por IA no Adobe Stock precisará seguir algumas restrições. Além das políticas padrões que já são estabelecidas quando você envia uma imagem, há também as políticas específicas pra IA.

Elas proíbem as imagens baseadas em conteúdos de terceiros que não tenham autorização prévia. Assim como textos, modelos reais, personagens, marcas, propriedades ou o estilo de algum artista.

Também pedem que os colaboradores rotulem seus conteúdos gerados por IA colocando “Generative AI” no título e que todas as imagens sejam classificadas como “ilustração”, mesmo se forem ultra realistas.

via Adobe

Depois que seguir as guidelines, sua imagem será revisada por uma equipe que dará um feedback sobre a qualidade e originalidade da imagem.

A Adobe avisou que em breve acrescentarão mais recursos para que haja mais transparência nos conteúdos.

Artistas X IA

No feed do Artstation podemos ver diversos artistas protestando contra o uso de imagens feitas por IA e demandando que tirem esse tipo de conteúdo do site. Por outro lado, há comunidades como Newgrounds onde o uso de IA é totalmente banido. 

Essa tecnologia vem rapidamente se tornando parte da indústria criativa, deixando a comunidade de artistas muito aflitos.

Há muitos questionamentos sobre como as imagens geradas por IA não são artes de verdade e não envolvem criatividade. No entanto, a realidade é que se tratando de mercado, pouco interessa se isso é considerado arte ou se não há ética envolvida.

Por fim, o que nos resta é acompanhar de perto como essa tecnologia vai afetar a indústria e quais serão as próximas novidades.


Fonte: Adobe

Comentários

comments