Uma senha sera enviada para seu e-mail

Por quê não podemos exportar MP4 via Render Queue no After Effects?

O MP4 é um dos formatos de vídeo mais versáteis e amplamente aceitos no mundo digital, então faz sentido que precisemos exportar nossas composições desse modo. No entanto, é provável que você, que está lendo esse artigo, tenha reparado em um problema ao exportar MP4 via Render Queue no After Effects: NÃO se pode exportar MP4 no After Effects! A solução é simples, bastando usar o Media Encoder como motor de exportação.

Mas, por quê?

A razão para isso é que o MP4 é um Container. Isso significa que ele é um formato de entrega, um tipo de arquivo para exportação de produtos finais; e o After Effects não é um software para entregar produtos finais. Ao contrário, o After Effects é um software que usamos – na grande maioria das vezes, e em sua essência -, no meio do processo de criação. Julga-se que um artista utilizando o After Effects renderize suas composições para um codec intermediário (menos comprimido), e finalize seu vídeo no Premiere Pro antes de exportar a versão final usando o Media Encoder.

Claro, você pode exportar MP4 no After Effects se estiver usando qualquer versão do After Effects abaixo da CC 2014.

Por outro lado, nem sempre temos motivo para usar o Premiere Pro. Às vezes, queremos exportar um MP4 diretamente do After Effects para mostrar rapidamente para o cliente ou fazer upload na Web, pois esse formato gera arquivos bem leves. Quando isso acontece, ficamos frustrados por não encontrar um codec MP4 no Render Queue do AE. Pra isso existe o Media Encoder, que dentre outras coisas, renderiza usando sua GPU.

Resumão sobre MP4, Containers e Codecs

Há um equívoco sobre o que o MP4 realmente é. Como Motion Designers e profissionais de video, é essencial compreendermos o que o MP4 significa (ou qualquer outro formato de vídeo).

MP4 = Video Container

MP4 é um Container. Ponto. Isso significa que ele é um formato de arquivo que abriga vídeo, áudio, legendas e metadados que compõem um vídeo real. E também que MP4 não é Codec, senhoras e senhores. Os containers de vídeo mais populares incluem MOV, AVI, FLV, MKV e MP4. Existe uma lista comparativa completa de contêineres de vídeos na Wikipédia, mas já aviso que a leitura não é agradável. Na verdade, se você usa Mac, pode mudar a extensão do arquivo – diretamente no Finder -, de MOV para MP4 e o arquivo funcionará perfeitamente. É muito louco.

É bom notar que um arquivo MP4 não é mais comprimido do que um arquivo MOV; tudo isso tem a ver com a compressão de vídeo dentro do container, e não com o próprio container. O MP4 apenas suporta codecs que tendem a ser mais comprimidos do que alguns dos codecs suportados pelo MOV.

Exportando MP4: do After Effects para o Media Encoder

Esqueça o Render Queue por um momento e concentre-se em “como posso exportar um MP4 no AE?”. Lembre-se que o Media Encoder, apesar de ser um software a parte, tem a função de motor de render do AE e Premiere. E essa função deve ser utilizada; se você quer um MP4, terá de recorrer a ele.

1. Envie sua Comp para o Media Encoder

Desde que você tenha o Media Encoder instalado, o primeiro passo é só selecionar sua composição e ir ao Menu Composição> Adicionar à fila do Media Encoder. Isto irá iniciar automaticamente Media Encoder. Você também pode usar o atalho Option+Command+M (Ctrl+Alt+M no Windows), para enviar sua composição para o Media Encoder.

2. Configurando

Uma vez dentro do Adobe Media Encoder, selecione o menu suspenso no extremo esquerdo da tela. Isso abrirá outro menu onde você pode selecionar o formato de saída. Agora, não vá simplesmente clicando no preset ‘MPEG-4’, pois não é o mesmo que o MP4. MP4 é um Container e MPEG-4 é um Codec. Em vez disso, selecione ‘H264’ no menu suspenso. Isso exportará seu vídeo em um contêiner de vídeo MP4 usando um codec H264.

3. Renderize e seja feliz

É isso. Não tenha medo ou preguiça de usar o Media Encoder; ele é praticamente o Render Queue elevado a 10000. E se você quer MP4, terá de ir até ele.


Fonte – School of Motion

Comentários

comments