fbpx

O Adobe Media Encoder é uma ferramenta super ágil, e tem ficado cada vez mais prático com os updates recentes da Creative Cloud. Especialmente desde a versão CC, a Adobe tem feito um ótimo trabalho ao adicionar algumas ferramentas poderosas, mas que infelizmente, passam despercebidas pela maioria dos editores. Aqui vão três dessas ferramentas escondidas e super úteis:


BITC facinho pelo Media Encoder

Se você não sabe o que é BITC (Burn In TimeCode), significa um vídeo em que o timecode foi colocado por cima do vídeo. Algo comum e necessário, principalmente quando se trabalha com edição. Pode ser feito em qualquer programa de edição, adicionando um efeito ou um adjustment layer por cima das camadas de vídeo. Mas uma forma mais rápida de fazê-lo é usando o Media Encoder. Nas configurações de presets existe uma aba chamada Effects (Efeitos), que em versões anteriores só dispunha de um efeito de motion blur, que na real, no AME é inútil. Mas nas versões mais recentes a Adobe adicionou alguns novos efeitos que o AME pode aplicar durante a compressão, e um deles é o Timecode Overlay.

Olha aí um exemplo desse efeito aplicado sobre um filme QuickTime, mas também funciona quando exportando do Premiere usando um preset, ou quando enviando um vídeo do Premiere ou After Effects pra lista de espera (o queue) do AME:

 

Marca d’água facinha no Media Encoder

Outro ótimo efeito é o Image Overlay , que deixa super fácil a adição de uma marca d’água nos seus vídeos. É só carregar uma imagem (de preferência uma com alpha channel ou transparência, claro), ajustar o tamanho, a posição, opacidade e voilá, você tem uma marca d’água pra aplicar em qualquer vídeo usando esse preset.

 

Upload direto pra FTP no Media Encoder

Pra quem faz muito upload de previews pro cliente revisar/aprovar através de algum site ou servidor próprio, dá pra fazer upload dos renders direto, sem ter que abrir o programa FTP, usando a aba FTP no AME. É só dar as informações do servidor e do seu login, e o Adobe Media Encoder automaticamente fará o upload do video.

E aí? Sabia dessas funções? Pode parecer bobagem cortar algumas etapas aparentemente tão pequenas, mas tudo isso ajuda a economizar tempo. Sabe de mais alguma dica que ajuda a agilizar em algum programa? Compartilhe com a gente!

Fonte: Aaron Williams, Premium Beat
Imagens: Premium Beat

[sgmb id=”1″]

Comentários

comments