A Adobe é conhecida por manter no mercado as principais ferramentas de produção da indústria criativa. Mesmo quem nunca mexeu diretamente com os softwares da empresa, no mínimo já deve ter passado pelo Adobe Reader na hora de ler aquele PDF da vida.

O interessante é que a Adobe mantém outras várias ramificações ligadas ao meio criativo que muitos desconhecem, e, por se tratar de uma empresa com foco em nichos, o número de pessoas cientes nesses projetos chega a ser bem reduzido.

Além dos softwares da Creative Cloud, seu carro-chefe, a Adobe também comanda o:

  • Behance: uma das plataformas mais respeitadas sobre portfólio gratuito;
  • My Portfolio: um tipo de CMS disponível para os assinantes da empresa colocarem pra frente um site pessoal;
  • Jornada Adobe: um evento nacional com workshops pesadíssimos de dois a três dias, com foco nas principais ferramentas de criação e edição da empresa, ministrados por instrutores certificados da adobe – alguns até com contato direto às equipes de criação dos softwares-;
  • Adobe Education Exchange: uma comunidade online com diversos cursos focados na área criativa, que detalharei melhor abaixo.
Print do site: edex.adobe.com

Print do site: edex.adobe.com

Beirando os seis anos de existência, O Adobe Education Exchange se sustenta em quatro pilares bastante interessantes para uma comunidade: aprendizagem, ensinamento, discussões e networking. Após finalizado o cadastramento no site, você terá acesso a todos os cursos, poderá baixar materiais que auxiliem em aulas sobre o assunto e, terá acesso aos fóruns dentro e fora dos cursos. Além de, claro, poder fazer contato com o mundo todo. Eles costumam classificar o AEE como uma plataforma criada por educadores, para educadores.

O Adobe Education Exchange é uma plataforma em inglês e isso pode ser complicado para alguns… mas nada que uma aba com o google tradutor aberto não resolva, não é mesmo?

Aprenda

man-relax-couch-study

Os cursos e workshops possuem focos bem distintos e variam bastante entre assuntos práticos e teóricos. A única “desvantagem” é que você precisa estar ligado no dia da inscrição dos cursos, pois se passar batido, pode perder a chance de participar. Frequentemente eles mandam cursos novos por e-mail, é bom ficar ligado nisso também. Por exemplo, surgiu um bastante interessante para as próximas semanas: Animation for the Classroom, que começa dia 26 de setembro e acaba dia 11 de novembro. Para ter acesso ao certificado de conclusão, é preciso entregar as atividades no prazo solicitado. Ah! Além das aulas em vídeo, em todos os cursos acontecem conferências ao vivo com os professores e convidados da área. No curso de Motion Design (Advanced) que rolou em junho deste ano, por exemplo, um dos convidados foi o Mike Tosetto.

Ensine

escola de rock

Se você é professor, ou quer ministrar um workshop com a temática envolvendo mídias digitais por esse mundão, o AEE proporciona ter acesso e fazer download de tutoriais, PDFs, projetos e lições para aos alunos. Você também pode disponibilizar suas aulas para receber feedbacks de outros membros que também lecionam.

Discuta

people-coffee-tea-meeting

Networking

Em cada curso o aluno pode ter acesso direto aos instrutores através de fóruns e conferências ao vivo, que por sinal são bem dinâmicas e interativas. Então obtenha ajuda e compartilhe idéias ao mesmo tempo em que você ajuda a alavancar o conhecimento da comunidade nos fóruns de discussão.

pexels-photo-30342

Já mencionamos por aqui a importância de se manter um bom networking neste mundo caloroso da animação e do motion design – principalmente se você atua como freelancer. No AEE é fácil conseguir estes contatos, principalmente com pessoas de outros países que por ventura possam precisar de você em um projeto futuro, hein?!


Conclusão

Se a temporada de freelas deu uma baixada por aí na sua região, ou se você anda procurando coisas para fazer, estudar é sempre uma ótima escolha, né?! Principalmente quando os estudos carregam várias vantagens como estas listadas acima. Tire um tempinho do seu dia, dê uma fuçada no site da Adobe Education Exchange e veja se algo o agrada. Já fiz um curso por lá e recomendo bastante. 

Caso tenha passado por experiências parecidas, conte-nos através dos comentários e compartilhe o AEE com a galera.

 

[sgmb id=”1″]

Comentários

comments