A NAB Show já rolou em Las Vegas e, como todos os anos acontece, a Adobe mostrou o que anda fazendo por detrás dos panos. Vamos ao que interessa.

Novidades da próxima atualização do After Effects CC.

A Adobe anda batendo muito na tecla de “melhorar o desempenho do playback” no After Effects. Eles sabem que é uma parte crucial no processo, e têm plena consciência das lambanças que andaram fazendo nos últimos updates (AE CC 2015, essa é pra você). Agilizar um processo que sempre foi ruim no software é, ao menos a meu ver, prioritário. Eis os anúncios nas palavras da própria Adobe:

  • Melhorias na reprodução de vídeo e áudio: Nosso próximo lançamento está focado em melhorar os elementos centrais que os usuários usam diariamente. Fizemos muitas mudanças nas entrelinhas, mais notavelmente criamos uma nova arquitetura de pré-visualização de vídeo e áudio, que fornece reprodução em tempo real de quadros em cache com áudio sincronizado. Essa nova arquitetura compartilha sua fundação com outros aplicativos de vídeo da Adobe, para experiências mais consistentes na Creative Cloud.

 

  • Melhorias no desempenho: A próxima versão do After Effects CC é mais rápida e confiável na hora de importar arquivos pesados ou carregar projetos/composições para a renderização final. Seja navegando pela timeline, trabalhando com máscaras complexas (rotoscopia) ou animando um grande número de keyframes, há mais fluidez graças à aceleração nas interações da interface.
  • Aceleração de efeitos via GPU: Agora alguns efeitos mais usados, incluindo Lumetri Color e Gaussian Blur usam aceleração via GPU. Fazer alterações e ver os resultados instantaneamente é algo incrível, e percebemos uma melhora de até 5x nos efeitos acelerados. O Lumetri Color também foi atualizado em ambos After Effects e Premiere Pro CC, para um fluxo de trabalho melhorado em gradação de cores, incluindo HSL Secondaries e novos Looks presets.
  • Melhorias ao exportar para Cinema 4D: Exportação de textos animados em 3D ou shape layers direto para o Cinema 4D com um fluxo de trabalho de ida e volta. Personalize seus elementos exportados no Cinema 4D (Cinema 4D Lite é incluído com After Effects), salve as alterações e veja as modificações em tempo real no After Effects via CINEWARE.
  • Melhorias na importação de seqüências de imagens: Sequências de imagens são importadas até dez vezes mais rápido nessa versão. O aumento de velocidade é especialmente perceptível quando o arquivo importado advém de armazenamentos de rede compartilhada. Algumas dessas mudanças foram introduzidas na recente correção 13.7.1; a próxima atualização inclui outras melhorias.
  • Adobe Stock & Bibliotecas do Creative Cloud: Filtrar as buscas no Adobe Stock e o conteúdo nas Bibliotecas CC permite que o usuário encontre o que precisa mais rápido. Adicione ativos do Adobe Stock ao seu projeto – incluindo vídeos em 4K – e então os licencie diretamente dentro do After Effects. Ativos licenciados via Adobe Stock presentes em sua biblioteca agora carregam um selo para fácil identificação. Vídeos da biblioteca são exibidos com infos de duração e formato, além de links para pré-visualizações.
  • Adobe Character Animator: O Preview 4 inclui um novo painel de marcação visual para facilitar o rigg. Uma novidade no Motion Trigger permite que personagens respondam aos movimentos do mouse ou a quaisquer dispositivos de entrada (caneta, trackpads). Use o Character Animator em ambientes de produção ao vivo com suporte ao Syphon no Mac OS X, ou grave sua performance e exporte via Dynamic Link para o Adobe Media Encoder.

Essas são as novidades voltadas ao After Effecs, mas não pára por aí: novos recursos tanto no Premiere Pro quanto no Media Encoder dão maior controle ao manipular arquivos pesados. O usuário será capaz de copiar mídias para um local específico na sua máquina enquanto importa; ou começar a editar imediatamente enquanto copia em segundo plano. O Premiere Pro agora suporta arquivos em 6k e 8k das câmeras RED WEAPON. Para aqueles que trabalham em projetos mais leves agora existe a opção de criar proxies associados a mídia nativa automaticamente. Um único clique permitirá alternar entre os dois. Muito simples.

Quem quiser saber mais detalhes, ou mesmo assistir às keynotes e palestras da Adobe que rolaram na NAB Show 2016, basta dar um pulo no youtube oficial Adobe Creative Cloud. Tem muito conteúdo bacana e várias apresentações de gente como a rapaziada da RocketJump e Andrew Kramer.

Fontes: Blog Adobe & The Beat
Imagem do post by Telleson

Comentários

comments