Quando se trabalha com o módulo MoGraph do Cinema 4D, uma das maiores vantagens é a ferramenta Cloner Object. Muito além de multiplicar objetos, o Cloner Object permite uma série de configurações e animações pré-programadas. 

Há anos desenvolvedores tentam criar algo semelhante no After Effects. Claro que se você quer simplesmente repetir elementos por toda a tela, temos a opção nativa Repeater. O problema? Só funciona com Shape Layers. Mas há algumas maneiras de contornar isso, algumas mais obscuras do que outras.

Por isso assistir aos vídeos de Joe Clay é interessante. O cara tenta criar soluções apenas usando ferramentas próprias do AE; ao menos na maioria dos casos. De todo modo, dessa vez Joe Clay mostra como criar um grid de elementos repetidos usando efeitos do After Effects. E pra falar bem a verdade, ele usa o esquecido e renegado – além de nunca atualizado ou melhorado -, Particle Playground.

O legal é que ele usa o Particle Playground como um instancer que trabalha com objetos de referência da composição. Além disso, o Particle Playground pode adicionar aleatoriedade à animação; ou ainda ter objetos funcionando em tempos randômicos. É uma solução inteligente e se aproxima, de certa forma, do Cloner Object do Cinema 4D.


Fonte: Lesterbanks

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