Uma senha sera enviada para seu e-mail

É hora de Puppet Pin Tool no After Effects CC 2019

Faz teeempo que usuários do After Effects clamavam por isso, até que finalmente aconteceu: rotação e escala nas funções da Puppet Pin Tool! A partir da atualização CC 2019 é possível deformar a malha de uma imagem com rotação e/ou escala por meio dos pinos. Mais do que nunca a Puppet Pin Tool se torna fundamental na pipeline de motion designers que trabalham com Motion Comics, Character Animation, Visual FX e etc.

Como as novidades não se resumem apenas ao acréscimo dessas duas funções, resolvemos fazer uma análise geral da ferramenta.

(Ilustração: João Paulo Medeiros | Rigging: Rafael Arame)

As funções básicas da Puppet Pin Tool já fazem parte do leque de efeitos do After Effects há muito tempo: acesse a ferramenta pelo atalho “Ctrl + P” ou clique no ícone correspondente na barra de ferramentas. Criando o primeiro pino numa camada, o software gera automaticamente a malha de triângulos, que toma a forma e distorce exclusivamente o conteúdo dos canais RGB (é por isso que o efeito em camadas com máscara, só criam malha na região mascarada – isso vale também para caracteres e shapes que possuem contornos e transparência).

As duas maneiras da malha subdividir seu preenchimento em triângulos é o que, a primeira vista, distingue a propriedade Puppet Engine, no painel de efeitos, entre Legacy e Advanced. Enquanto que na opção “Legacy” o número de triângulos é proporcionalmente uniforme em toda a malha, a “Advanced” gera triângulos baseada na quantidade e proximidade dos pinos.

Para visualizar a malha, basta selecionar a Puppet Pin e marcar a opção “Mesh: Show” na barra de ferramentas. Lembre-se de não alternar entre as Engines depois de animar os pinos, pois como eles interpretam a malha e os pinos de maneira diferente, a troca pode gerar deformações indesejadas.

Para modificar o número de triângulos na malha, basta acessar o controlador “Triangle” na Engine Legacy e “Density” na Engine Advanced. Já a escala dos triângulos é igual para ambos no controlador Expasion. O propósito dessas mecânicas fica mais evidente quando conhecemos os diferentes tipos de pinos, que são os agentes ativos desse efeito.

Tipos de pinos

Puppet Pin Tool

O pino é exibido em amarelo.

Ferramenta clássica, a Puppet Pin Tool cria pinos que deformam a malha de acordo com a alteração de seu posicionamento. Na atualização CC 2019, suas funções básicas não foram alteradas.

Puppet Overlap Pin Tool

O pino é exibido em azul.

Quando a distorção provocar a sobreposição entre partes de uma camada, a Overlap Pin Tool ajuda a escolher qual delas deve ficar em evidência. A Overlap Pin pertence ao grupo que leva o mesmo nome e nele encontramos, além da posição do pino, a configuração “In Front”, que determina em porcentagem qual parte está mais a frente da outra, e “Extent”, que expande ou retrai a área de influência da ferramenta.

Para animações com imagens muito complexas, essa ferramenta se torna indispensável. Ela também não teve suas funções alteradas nessa atualização para CC 2019.

Puppet Starch Pin Tool

O pino é exibido em vermelho.

A Starch Pin Tool cria pontos de rigidez na malha, ou seja, onde são criados esses pinos, a malha será menos afetada pelas distorções das outras ferramentas. Utilizando a Engine Legacy, no painel de controle de efeitos, a Starch Pin Tool faz parte do grupo Stiffness, onde ficam os controladores de extensão e posição que delimitam sua área de influência.

Atualização – Na engine “Advanced”, o grupo Stiffness passa a não existir e a Starch Pin Tool integra o grupo Deform sem nenhum tipo de controlador. Sua influência é baseada na quantidade de pinos e onde estão posicionados.

Puppet Bend Pin Tool (Novo!)

O pino é exibido como um círculo laranja.

Uma das estrelas da vez, a Bend Pin Tool controla rotação e escala. Os efeitos ocorrem baseados na relação de posição do Bend Pin com os demais pinos adjacentes. O resultado é quase como se o eixo da rotação e escala fossem os outros pinos. A associação de vários Bend Pin pode gerar efeitos interessantes.

Puppet Advanced Pin Tool (Novo!)

O pino é exibido como um círculo verde claro.

A outra novidade é a ferramenta que proporciona mais controle de todas: posição, escala e rotação. Diferente da Bend Pin, a Advanced Pin tem ele próprio como seu eixo de rotação e escala, fazendo assim um efeito de deformação bem distinto.

Caso necessário, é possível mudar o tipo de pino entre Position, Starch, Bend e Advanced no controlador logo abaixo do nome do pino.


A atualização para a versão CC 2019 trouxe expressivas mudanças para o After Effects, inclusive podemos separar os principais beneficiados por categorias. Para motion designers que trabalham com Cel Animation, arquivos .fla (Adobe Animate) agora podem ser importados diretamente no After Effects. Para broadcast designers foi incorporado a “região protegida” que preserva os keyframes em composições com remapeamento de tempo. Já as novidades do plugin Mocha trazem praticidade ao trabalho com efeitos visuais. Hoje foi a vez do Puppet Pin Tool, porém logo mais traremos em detalhes outros lançamentos que chegaram com o Adobe After Effects CC 2019.

(A imagem de capa deste artigo foi retirada do vídeo Quartz, produzido por BlinkMyBrain)

Fonte:

https://helpx.adobe.com/after-effects/using/animating-puppet-tools.html#how_the_puppet_effect_creates_outlines

 

Comentários

comments