Uma senha sera enviada para seu e-mail

Quem nunca precisou criar uma animação de páginas virando no After Effects? Eu sim, você que está lendo também e quem ainda não, certamente precisará algum dia. Claro que a primeira coisa que nos vêm à cabeça é usar o CC Page Turn, mas ele não é perfeito e precisa de muitos ajustes pra deixar a coisa convincente – além, é claro -, de não permitir a criação de um livro/revista propriamente ditos.

CC Page Turn

CC Page Turn

O animador e Designer Industrial Cleber Galves Bordin, de São Paulo, criou uma solução mais inteligente pra isso. Durante um projeto em que precisava criar um livro animado, Cleber percebeu que o workflow de ir-e-vir de um software 3D para o AE o tempo todo era desconfortável.

[cl-review quote=”Durante a produção de um projeto para o CEJAM, me surgiu a necessidade de criar um livro animado que faria parte da história do vídeo. O conteúdo das páginas foi animado em After Effects, então renderizado à parte e aplicado como textura em um livro 3D. Durante este processo todo, precisei pular de um programa para o outro, lidar com as texturas das páginas, renderizar o 3D, substituir… E logo percebi que para um próximo projeto, teria que pensar uma forma mais eficiente e prática.” author=”Cleber Galves Bordin” occupation=”Animador | Designer Industrial” avatar_image=”7920″ source=”url:http%3A%2F%2Fcgbordin.com%2F|target:_blank”]

 

Assim surgiu a ideia de criar um script para facilitar a criação de livros inteiramente no After Effects.

Flipping Book

 Efeito da página virando com o efeito 'CC Page Turn'

CC Page Turn animado com Drop Shadow

O script de Cleber tem uma premissa simples: automatizar o processo chato de se criar páginas diretamente no AE, deixando mais tempo para polir outras coisas. É uma ótima sacada, que vai facilitar a vida de muita gente.

Composição gerada pelo FlippingBook.

Composição geraada pelo FlippingBook

 

Alguns detalhes do script ainda são desconhecidos, como o nível de controle que se tem em relação à animação das páginas – maciez, etc. -, qual o limite máximo de páginas geradas, além de outros pontos técnicos. Ainda assim, fiquei curioso para testar o Flipping Book, pois pra mim ele já aliviaria muito alguns projetos.

Para mais informações sobre o Flipping Book, basta acessar o site de Cleber Galves e ler seu post sobre a criação da ferramenta.

No mais, estamos aguardando esse lançamento!

Comentários

comments