fbpx

Usando o animador de texto do After Effects de forma criativa

Este artigo é uma adaptação do original via School of Motion: Creatively Using Text Animators in After Effects, escrito por Kyle Hamrick.

É difícil de acreditar, mas o animador de texto do After Effects é incrível!

“Mas” você responde, “eu já apliquei alguns presets de texto e eles eram uma droga, daí eu acabei usando fades ou qualquer outra coisa. Além disso, eu adoro ter um monte de camadas extras no meu projeto.” Sendo assim, lá vai uma verdade:

 

Mas tudo bem – não é sua culpa! (Embora, sejamos honestos, você esperava o que de simples presets?) O animador de texto pode não ser muito intuitivo, mas estamos aqui para ajudar. Joey Korenman também fez um ótimo tutorial sobre o animador de texto – ele aborda isso um pouco diferente do que é apresentado aqui, mas é extremamente informativo e altamente recomendado!

Vamos começar a pensar fora da caixa [de texto]

Depois que você parar de enxergar o animador de texto apenas como uma maneira de animar palavras e entender como seus recursos funcionam, perceberá que, na verdade, ele é um animador de efeitos procedurais para formas vetoriais. Por meio dele, é possível criar rapidamente traçados cônicos, flechas flexíveis e fundos abstratos. É possível fazer com que grupos de objetos percorram caminhos facilmente, criar animações incríveis sem quadros-chave, usá-los como um gerador de partículas… ou seja, muitas possibilidades!

Bônus: Uma vez que você se acostuma a criar essas coisas malucas com o animador de texto, também será muito melhor usá-lo para animar palavras.

Tutorial de animador de texto para After Effects

Caso queira acompanhar exatamente os passos do tutorial, basta fazer o download do projeto aqui. Provavelmente será necessário sincronizar algumas fontes, mas todas elas serão gratuitas com sua assinatura da Creative Cloud.

Esta é apenas a ponta do iceberg

Uma tonelada de coisas foram feitas usando apenas pontos, traços, sinais, etc. E isso é apenas o começo. Dependendo do tipo de letra utilizada, você tem acesso a milhares de glifos legais, caracteres ASCII, caracteres Unicode e Dingbats, sem contar o número quase ilimitado de fontes ornamentais personalizadas que as pessoas já criaram. Se decidir que o animador de texto é a melhor maneira de realizar o que deseja, mas não encontrar o símbolo de que precisa, é possível até criar suas próprias fontes para usar em seus projetos.

Seja criativo!

Agora você pode criar facilmente motion graphics super úteis e provavelmente será muito mais eficiente em eliminar as partes chatas da animação de texto. Na verdade, é mais que isso, pois essa técnica não só ajudará você a ser mais rápido, mais eficiente e mais criativo com o animador de texto, como também deve abrir sua mente sobre o que realmente importa: Não resuma seu entendimento sobre uma ferramenta pelo nome dela. Reserve algum tempo para estudá-la e ver o que realmente faz.

O After Effects é repleto de ferramentas e efeitos complexos que podem ser usados e/ou combinados de maneiras criativas e interessantes. Bons estudos.

Comentários

comments