Somos Motion Designers e passamos a maior parte do tempo de trabalho dentro do After Effects. Cada um de nós aprendeu e desenvolveu técnicas e hábitos próprios para trabalhar da forma mais eficiente e confortável possível. Mas e se nós pudéssemos deixar o After melhor para todos trabalharem com alguns ajustes que viessem “de fábrica” e atualizasse o programa para as futuras tarefas que o Motion Design vai encarar nos próximos anos?

Pensando nisso, Sander Van Dijk – já bem conhecido pelo seu estilo e por algumas ferramentas bem úteis que ele mesmo desenvolveu – criou o projeto After Effects Features, onde ele apresenta algumas sugestões muito interessantes, e convida todos a votar, sugerir outras e a pensar como elas poderiam funcionar; inclusive a própria Adobe já tem demonstrado interesse por algumas idéias. O Motionographer conversou um pouco com ele sobre o projeto e nós traduzimos aqui pra você entender um pouco mais.

Contribua com a idéia!

(O texto que se segue é uma livre tradução do artigo publicado em 17 de setembro de 2015 no Motionographer)


 

 

Sander Van Dijk ama o After Effects. E é justamente por isso que ele quer mudá-lo.

Depois de 10 anos trabalhando com o software em lugares como Buck, King & Country, Giant Ant e IDEO, ele reuniu várias idéias para melhorias — algumas pequenas, outras grandes — que juntas iriam trazer o programa para a nossa era atual de produção de animação, cada vez mais preocupada com interatividade e experiências em tempo real.

Mas ao invés de ir reclamar com o suporte da Adobe, Sander fez o que ele faz melhor: Ele usou o motion pra dar vida a duas idéias. Ele escreveu um artigo juntando tudo e incluiu um sistema de votação pra que outras pessoas pudessem apoiar o projeto e sugerir novas melhorias também.

Por que você criou esse artigo?

“Eu queria trazer as pessoas que usam o After Effects mais pra perto das que constróem o After Effects.

A experiência que motion designers tem animando é essencial para o desenvolvimento das ferramentas de animação. Como motion designer, eu tenho uma perspectiva única do que são as ferramentas úteis e como podemos evoluir técnicas de animação. Colaborando com outros grandes motion designers, eu percebi que não era o único que tinha idéias de como ajudar a animação do After evoluir.

O artigo é um grande resumo de todas essas idéias.”

Quanto tempo você levou pra escrever o artigo e criar os exemplos?

“Eu tratei isso como mais um projeto de animação. As idéias propostas estavam na minha cabeça a anos, e eu precisava compartilhar elas. Passei mais ou menos um mês criando o artigo — mas quando comecei a formatar o texto, mais idéias ainda apareceram.

Olhando por outro lado, um mês do meu tempo é o mínimo que eu posso retribuir para um programa que me deu tanto.”

Qual é a melhor coisa que pode acontecer ao compartilhar esse artigo?

“Que as pessoas comecem a mostrar como elas trabalham, pra que a gente possa entender como fazer ferramentas melhores.

Eu só posso falar por mim, por isso preciso que outras pessoas tragam sua perspectiva pro projeto. Idéias trazem outras idéias. Isso vai ajudar a deixar mais claro como essas futuras ferramentas podem funcionar e quais são as mais importantes.”

Sketch sem dúvida está comendo parte do público do Illustrator. Affinity Photo é uma alternativa bem atraente ao Photoshop. Você acha que alguém, pode criar um After Effects alternativo?

“Acho que você fez uma observação bem pertinente.

O Sketch veio pra suprir necessidades que o UI/UX tinha em seu workflow. Se a equipe do Illustrator tivesse entendido essas necessidades do UI/UX, eles poderiam ter adaptado e adicionado elas na sua plataforma, dando a oportunidade de acesso a várias ferramentas poderosas que eles desenvolveram em muitos anos de experiência.

Mais e mais animadores então se mudando para plataformas web e mobile. Pessoas querem interagir com animação e ter ela adaptada para diferentes inputs de data — como o projeto IBM Datagrams, onde o motion mudava de acordo com a informação das partidas de tennis.

Já na animação, eu acho que definitivamente precisamos de ferramentas melhores para criar animações interativas. É só olhar para vários protótipos que estão aparecendo como PixateFramer e Form — isso pra não mencionar todos os scripts que tentam hackear o After Effects, transformando animação em código, como cyclops e bodymovin, por exemplo.

Como eu falo no meu artigo, se a equipe do After Effects atualizar o programa com novas ferramentas, ele podem começar a criar uma ponte e abrir portas para uma animação mais interativa. Eles poderiam então abraçar essa era de animação interativa na sua plataforma.

Isso seria realmente uma situação vantajosa para todos. Quando UI/UX designers começarem a usar o After Effects, com certeza eles trarão todo um conhecimento de código e inovação pra mesa. Isso pode resultar em mais scripts e plugins para o After, o que vai ajudar bastante a resolver nossas necessidades mais modernas de animação.

Temos de nos lembrar do ponto principal: ferramentas de animação melhores permitem que a gente se comunique/visualize idéias mais rápido e em mais dimensões, além das palavras.”

Participe! Contribua! Se envolva!
Tire um tempinho para ler o artigo do Sander, entender as sugestões, comente, vote, sugira mais ferramentas, envie imagens e vídeos exemplificando como elas poderiam funcionar. Ajude a criar futuras versões do After Effects que você gostaria de usar!

Leia o artigo completo aqui:

http://www.sandervandijk.tv/ae


Fonte: Motionographer

Comentários

comments