6 dicas para criar personagens fantásticos

Salve, salve motionautas! No artigo desta semana iremos dar 6 dicas para criar personagens fantásticos. As dicas são do designer, ilustrador e diretor de animação inglês Design Lad. Ele já fez projetos para a Sony Music, Red Bull, Adidas, Nestlé, NOW TV, Virgin , Dunkin Donuts e a BBC.

Este artigo é uma tradução livre do site Motionographer.

1-Entenda quem é seu personagem

1-Entenda quem é seu personagem

Entender quem é seu personagem, junto com sua personalidade, propósito e história de fundo, é o primeiro passo para criar um personagem interessante. Depois de descobrir quem eles são e seu objetivo , a ação subsequente do personagem será conduzida por essas informações.  

Se um personagem é corajoso, medroso ou preguiçoso, todos esses três fatores influenciam na postura que você provavelmente dará.

2- Esboce livremente

2- Esboce livremente
Tudo começa com um esboço

Esboçar livremente no papel e usar apenas formas primárias para blocar o personagem é como gosto de começar todo o meu trabalho.

Evite muitos detalhes e a pressa de ver o resultado final para não perder algumas das possibilidades dinâmicas que um esboço livre proporcionará.

Usar formas simples impede que você se precipite e ajuda a construir uma base solida. Depois sim, fique a vontade para fazer os detalhes.

3-Adicionar características

3-Adicionar características

Os personagens precisam ser visualmente impressionantes para chamar a atenção do público. Depois de entender quem é seu personagem, você precisa considerar quais características exagerar para ajudar a expressar os principais traços de personalidade. 

A escolha das características tem que se conectar com todo o storytelling. Apenas fazer alguém ter braços supergrandes e uma cabeça pequena apenas para se destacar para fins de decoração não necessariamente torna um personagem interessante.

4- Personagens fantásticos devem ser reconhecidos apenas por sua silhueta

4- Personagens fantásticos devem ser reconhecidos apenas por sua silhueta

Uma das primeiras (e melhores) dicas que vi como ilustrador, foi como o pessoal da Pixar sempre via seus personagens como silhuetas. 

É um conceito tão simples, e todos os melhores personagens da história são reconhecíveis assim devido à sua forma distinta.  

Uma silhueta permite que você veja instantaneamente como as formas do seu personagem se conectam e como os contrastes funcionam para criar um design visualmente atraente.

 5- Ambiente

5- Ambiente

Todo personagem precisa de uma ambientação. É preciso se concentrar em criar um ambiente para auxiliar a contar a história de quem ele é, seus interesses e o que o motiva.  

Recentemente, fiz uma rena dançante apenas para fins sociais, e meu único objetivo era transmitir o personagem como jovem, solteiro e no hip hop retrô. Passei muito mais tempo criando sua sala e descobrindo quais itens colocar ao redor da sala para ajudar a contar a história de quem ele era do que projetando o personagem em si!

Os olhos do público serão naturalmente atraídos para o personagem. O publico inicialmente não ira perceber esses detalhes, mas são esses eles que subconscientemente dão vida a esse personagem.

6- Aperfeiçoe seus personagens

6- Aperfeiçoe seus personagens

Aperfeiçoar consistentemente seu personagem e retrabalhá-lo continuamente é a chave para tornar algo verdadeiramente fantástico. Isso não significa que você tenha que adicionar mais detalhes a cada vez, pois menos é mais em muitos casos, mas questionar cada elemento do seu design e mudar algo tão simples quanto o peso de uma curva em uma perna pode fazer toda a diferença para como seu personagem é visto.

Se a criação e animação de personagens é a sua praia, aqui no Layer temos dois cursos para fazer a sua carreira decolar, O Character Animation Expert 2.0 e o Design e Ilustra 4 Motion.

Fonte das imagens – Design Lad

Comentários

comments