Como ser contratado como animador em um estúdio de desenhos animados?

Recentemente recebi essa pergunta pelo Instagram e fiquei pensando que talvez fosse a pergunta de muitas pessoas que escolheram ser animadores mas que não sabem direito como conseguir uma vaga em estúdios brasileiros ou internacionais de seus programas de TV favoritos. Afinal, um dia também foi minha pergunta: Estava assistindo ao Cartoon Network por meados de  2014 quando começou a passar Irmão do Jorel. Fiquei apaixonada e vi que era feito por um estúdio nacional do Rio de Janeiro chamado Copa Studio. Fiquei me perguntando como que as pessoas chegavam lá para trabalhar e comecei a pesquisar sobre o assunto.

Na mesma época, descobri um projeto chamado Iconic Cast, um projeto onde artistas nacionais contavam suas histórias por meio de entrevistas no formato de podcast. Desde o início de suas carreiras até o momento que começaram a se sustentar com aquilo. Não sei se foi dessa forma que descobri que era possível mas com certeza foi por meio dessas entrevistas que eu descobri que pessoas comuns poderiam sim trabalhar com animação no Brasil. Então recomendo a todos que queiram seguir nessa área que maratonem o Iconic Cast!

Vale dizer que esse artigo que escrevo nesse momento se difere de um dos meus primeiros artigos aqui no Layer que conta de modo geral como você pode ser contratado por um estúdio. Lá, eu conto como são as vagas e o que fazer para aumentar suas chances de contratação em cada uma delas de forma mais breve. Mas se quiser lê-lo em sequência, basta clicar aqui.

Mas voltando ao assunto de como conseguir ser um animador em um estúdio: Você precisa gostar e se empenhar no estudo de animação de personagens. Para isso, estudar desenho, anatomia e perspectiva vai te ajudar bastante na carreira. Essa habilidade pode ser desenvolvida paralelamente a habilidade de animação, mas não corra o risco de deixar ela de lado pois é uma habilidade que irá te ajudar muito posteriormente e, além de tudo, é justo essa habilidade que irá lhe dar segurança necessária para trabalhar sem medo.

Recomendo dar uma olhada nas aulas do Proko no Youtube e fazer estudos de desenho gestual pelo menos uma vez por semana. Recomendo este canal pois o Proko ensina bastante conteúdo de forma gratuita e de uma forma extremamente simples e divertida.

Esse vídeo, Proko comenta um pouco da importância do desenho gestual para se dar leitura a poses. Uma habilidade poderosa na animação de personagens.

Outra coisa que é necessária: Saber o software que usam no estúdio que você deseja trabalhar. No Brasil, o Toonboom Harmony, é o principal software para animação de personagens. Sendo muito raro encontrar um estúdio que utilize outro. Portanto, recomendo cursos de Toonboom Harmony como o do Combo Studio, Animatic e o recente curso do Copa Studio (que até o presente momento, ainda não foi lançado, mas que já existe página para acompanhar os lançamentos).


Esses cursos geralmente são pensados para que o aluno esteja preparado não só para animar no Toonboom como também conhecer a Pipeline de um projeto de série. Portanto, são os mais indicados para quem deseja se tornar um animador de personagens. Inclusive alguns oferecem conhecimento básico em rigging, o que é muito importante para o animador.

Por fim, montar um portfólio com actings é essencial para entrar nesses estúdios. Exemplos de actings: Personagem andando, personagem mudando de expressão (feliz para triste; raivoso para calmo,…), personagem levantando algo pesado, personagem sentando em uma cadeira, etc… Lembrando que não é necessário um portfolio gigante! Alguns segundos bastam para que você consiga mostrar que sabe animar.

Seguir os estúdios de animação brasileiros nas redes sociais também é uma dica válida pois são nas redes sociais que esses estúdios costumam anunciar vagas e projetos. Um outro lugar que talvez seja interessante para ver vagas seria o Discord do Animatop.  O Animatop nasceu de animadores de séries e desde então, costuma reunir profissionais dessa área criativa, ajudando-os e tornando a comunidade cada vez mais forte.

Espero que essas dicas sejam válidas e os ajudem na hora de buscar a carreira que vocês desejam. Para saber um pouco mais sobre como é trabalhar em um estudio de animação, escrevi um artigo contando como é a rotina dentro de um estúdio de verdade e conto também como é a remuneração e vagas que existem dentro de um estúdio. Para lê-lo em sequência, clique aqui.

Qualquer dúvida ou pedido de artigo sobre o tema, podem me contatar por meio do meu Instagram. 🙂


Abraços a todxs vocês!

Comentários

comments