fbpx

12 Princípios da Animação em Motion Graphics

Com a crescente globalização dos dispositivos digitais e suas variadas interfaces, o Motion Design vem se tornando cada vez mais comum e uma importante opção de criação. Hoje existe uma gama enorme de softwares para produzir Motion, porém somente aperfeiçoar a ferramenta não é o ideal para se tornar um bom animador. Conceitos, tendências e técnicas são criadas constantemente, e muitas prevalecem no tempo como referências indispensáveis, o que podemos chamar de princípios.

Um influente trabalho no universo da animação é o “12 Princípios Básicos da Animação”, primeiramente introduzido no livro The Illusion of Life: Disney Animation. O mesmo foi escrito por Ollie Johnston e Frank Thomas, dois mestres da animação referidos por Walt Disney como parte de “Os nove Anciões”, animadores e posteriormente diretores de animações famosos da Disney como Branca de Neve e os Sete Anões e The Rescuers. Não importa o estilo de animação, Tradicional, 3D, Stop Motion, seja ela qual for, os 12 princípios podem ser vistos quase todos.

Existe uma leve diferença entre animação feita à mão e o Motion Design, porém os 12 princípios podem ser muito bem aplicados. O designer e animador Cento Lodigiani os descreve em uma série de cenas animadas usando um simples cubo.

 Os Doze

O uso dessas técnicas eleva o potencial de um projeto, então aqui vai uma listinha de vídeos e suas respectivas animações. Fica de olho e já dê aquela “favoritada” no link que é material de estudo diário.

Squash and Stretch – Comprimir e Esticar

Anticipation – Antecipação

Follow Through Action& Overlapping Action – Sobreposição e Continuidade da Ação

Staging – Encenação

Straight Ahead Action & Pose to Pose – Animação Pose a Pose ou Direta

Slow In and Slow Out – Aceleração e Desaceleração

Arc – Movimentos em forma de Arco

Secondary Action – Ação Secundária

Timing – Temporização

Exaggeration – Exagero

Solid drawing – Desenho Volumétrico

Appeal – Apelo

Fontes: Createcg, howdesign

Comentários

comments