A icônica animação da Hugo Creative

A icônica animação da Hugo Creative é uma releitura do anuncio da Apple criado em 1984 para o Super Bowl. Este anuncio provou ser um dos anúncios mais icônicos do Super Bowl de todos os tempos. Foi ao ar apenas uma vez e, até hoje, ainda é considerado como o supra sumo da publicidade mundial.

VT original de 1984

Quem é a Hugo Creative?

A Hugo Creative é uma agencia criativa estadunidense que aposta na ironia e quebra do status quo. Na seção about do site deles eles usam a seguinte citação do filme V de vingança -“Atrás dessa máscara há uma ideia. E ideias são à prova de bala.” Isso fala muito sobre a filosofia da empresa.

A escolha do projeto de animação

A escolha da releitura do icônico anuncio da Apple não foi por mero acaso. Em 1984 a Apple usou como inspiração o livro 1984 do George Orwell como inspiração para trazer uma mensagem de alerta para a sociedade.

É irônico perceber como a Apple se transformou no problema que um dia ela disse combater. Essa observação serviu como o início do projeto interno da Hugo que acabou se tornando uma campanha de conscientização social.

Breakdown da iconica animação

Como o projeto se tratava também em prestar o devido respeito ao anúncio original, foi decidido seguir fielmente o fluxo original enquanto elementos da nova narrativa eram inseridos. Existem três personagens principais neste anúncio: a mulher, os drones e o Big Brother .

A mulher

A forma como a mulher seria abordada foi um grande problema, pois muitos foram os dilemas. Mantemos ela igual? Envelhecê-la até 40 anos? Mudá-la completamente? No final, sentimos que era mais importante mantê-la igual. Mudá-la ou mesmo envelhecê-la era problemático para a narrativa. Nós demos a ela uma aparência mais corajosa. Ela está lutando nessa batalha há anos; ela está cansada, mas determinada.

Os drones

Este foi o maior componente para nós, com a visão mais clara desde o início. Eles devem estar com o nariz enfiado em seus telefones. Como isso muda a forma do corpo humano? Inspiramo-nos em Frankenstein e no Corcunda de Notre Dame, entre outros casos médicos reais de deformidades da coluna. 

A máscara no topo da cabeça foi colocada para que, quando a cabeça estiver abaixada, a máscara apontasse para a frente. Esta é uma manobra caricatural comum entre os jovens para parecer que estão prestando atenção. Neste caso as máscaras são feitas de emojis. Criamos uma persona online, escondendo-nos e exalando sentimentos através de emojis. A frase de Ben Stein em The Mask soou em nossos ouvidos durante todo esse processo: “Todos nós usamos máscaras, metaforicamente falando”. Exceto que neste mundo, assustadoramente, usamos máscaras online o tempo todo.

O Grande Irmão

A batalha online pela nossa atenção é feroz. Se você assistiu O dilema social, sabe exatamente do que estamos falando. Os jogadores-chave, são obviamente a Apple (como criadores do primeiro smartphone), Facebook/IG e Twitter. Então, criamos avatares do Steve Jobs, Mark Zuckerberg e Jack Dorsey. Esses três representam a mídia social e o mundo online competindo por nossa atenção. Também temos um convidado especial aparecendo uma ou duas vezes.

Criar as camadas de texturas e elementos e de brush foi um processo meticuloso, mas que consideramos necessário, já que o original é tão rico em iluminação e clima.

Aqui temos um link para acessar o vídeo com o processo de iluminação.

Com o objetivo de respeitar o original em primeiro plano, sabíamos que não havia outra alternativa: fazer certo ou não fazer.

Link para o vídeo com o processo

O mais importante do projeto foi trazer uma reflexão construtiva sobre o tempo de tela e nosso vício em mídia social. Segue o resultado final do projeto.

As imagens utilizadas no artigo foram retiradas do site Motionographer

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