fbpx

Akeytsu é um novo programa de animação 3D que foi construído do zero para animadores. Foi pensado pra oferecer de forma intuitiva um rigging rápido e fácil. Realmente, ele mostra o que pode ser feito ao se repensar a linha de produção de animação e como as pessoas usam os softwares de animação.

Akeytsu tecnicamente ainda está numa fase de licença “early access”. Mas, recentemente, Nukeygara, os criadores de uma nova geração de ferramentas pra animação, lançaram o software pra ser baixado via Steam. E você ainda pode ter um desconto de 10% até dia 5 de outubro de 2016. Também há a opção de um trial de um mês ao se cadastrar no site oficial.


O programa tem algumas ótimas ferramantes. Por exemplo, o rigging sofreu uma grande simplificação. Existe apenas um tipo de esqueleto no Akeytsu que controla tudo. Isso significa que você não precisa usar vários esqueletos pra criar um rig IK/FK. Os controles também são uma interpretação mais moderna dos controles de rigging tradicionais, chegando ao ponto de nem serem tão necessários. Apesar dos controles simples poderem ser mostrados, você pode manipular o personagem só clicando nas partes que quer mexer.

O skinning também foi simplificado. Ao selecionar vértices e escolhendo o peso da malha com controles simples, parece que o objetivo de tirar alguns aspectos técnicos do processo de rigging está perto de ser alcançado.

O painel Stacker.

O painel Stacker.

Outro detalhe que chama a atenção é que Akeytsu funciona como o animador trabalha, com muitos painéis e a interface imitando ferramentas da animação tradicional. Isso fica bem claro só de olhar para a timeline – bastante organizada em torno dos keyframes, mostrando quadros chaves e interpolações claramente. O painel stacker permite que você modifique keyframes pra animação, o que não é nada novo – mas se você adicionar ou deletar keyframes do stacker, na verdade estará adicionando e deletando frames (segundos) também. Isso é muito próximo de como um animador tradicional trabalharia com a X-sheet.

Akeytsu também tem a opção de colocar o gráfico de curva (CurveBoard) em overlay por cima da sua animação na viewport, integrando as duas janelas de trabalho. Detalhes como esse, fazem do Akeytsu uma opção bastante promissora para artistas e animadores. É pra testar e ficar de olho!


Fonte: Lesterbanks

Comentários

comments