Animação de personagens: Vale a pena se dedicar a esse assunto?

Esse artigo nasceu de uma reflexão que tive em 2020. Para quem não sabe, diferentemente de muitos leitores desse blog, minha carreira começou diretamente na animação de personagens, dentro de um estúdio de séries e que infelizmente no Brasil se exige bastante excelência mas é pouco remunerado. No início da carreira, estava empolgada em estudar e passava boas noites estudando o assunto mas aos poucos fui me desmotivando pois não via recompensas muito garantidas na área.

2020 foi um ano onde fiquei me perguntando se era aquilo mesmo que gostaria de fazer para sempre, afinal não conseguia me sustentar sozinha com o que eu ganhava em estúdio. Foi nesse mesmo ano que comecei a frequentar grupos de motion e ficava babando em projetos mais abstratos, formas em movimento que aproximavam o animador da parte criativa da coisa. Além de bonito visualmente, muitos dos valores eram melhores e o tempo de investimento era bem menor.

Criei a ideia na minha mente que estava fazendo algo que exigia mais conhecimento técnico, mais tempo de estudo mas que nunca iria me pagar o suficiente por todo o tempo gasto envolvido. Logo, achei que talvez fazer personagens fosse um erro e decidi por súbito aprender motion para ter uma vida mais confortável.

Mas naquela mesma época, antes de me desesperar, conversei com o maior número de pessoas que tive acesso… Tanto pessoas de série quanto pessoas do motion e eles acenderam uma chama de esperança nos meus pensamentos ansiosos. Falei dos meus medos, de não conseguir pagar as contas, de não conseguir ver melhoras por mais que eu estudasse…

E para minha surpresa, ao invés de todos recomendarem que eu mudasse meu rumo eles comentaram: “Você só precisa ampliar seu leque. Tudo que você já sabe é muito valioso e vão surgir trabalhos que lhe pagam melhor, infelizmente a maioria fica fora dos estúdios, mas eles existem”. E começaram a me passar exemplos, diversos, de onde encontrar esses trabalhos ou com quem falar para conseguir mais informações de estudo.

Eu não sabia mas aquele simples ato de conversar e desabafar meu problema fez as pessoas me repassarem alguns trabalhos que não conseguiam pegar. Trabalhos que pagavam mais e que me fizeram finalmente acreditar que meu conhecimento em animação de personagens ia valer a pena.

Escrevi esse texto pensando nesse ponto. Pessoas podem te conhecer mas não sabem que você precisa de um empurrão. Às vezes, pedir conselhos e desabafar um problema pode ser um ponto decisivo na sua carreira. Portanto, não fique envergonhado de se abrir com pessoas que estão há mais tempo na carreira ou pedir ajuda. Uma simples visão mais geral da situação pode ser importante para estourar uma bolha de ilusão criada por você mesmo.

Pouco tempo se passou e peguei diversos trabalhos de animação de personagens que me pagavam melhor. Muitos ligados a publicidade ou trabalhos que precisavam do meu conhecimento em cutout ou toonboom harmony. Por mais que os estudos sejam longos e difíceis, hoje eu compreendo melhor o tamanho do leque de atuação desse profissional: Você pode trabalhar em estúdios, em publicidade, vídeos institucionais, ícones animados para redes sociais, projetos para streamings, estúdios internacionais de animação, misturar cutout com frame a frame, fazer animação para jogos, usar after, spine, animate, toonboom ou moho… As possibilidades são enormes e por mais que eu ainda ame as possibilidades criativas do motion percebo que animar personagens é algo que sempre gostei de fazer. Só estava desmotivada por não estar conseguindo ver uma validação por meio do financeiro e por achar que estúdios eram tudo que existia. Agora, sabendo que é possível, busco a excelência nesse assunto… E aos poucos a gente vai construindo esse ideal.

Espero que esse artigo possa ajudar alguém no futuro. Lembrando que foi dentro de um estúdio de séries que consegui aprender praticamente tudo que eu sei, não me arrependo de forma alguma e até incentivo pessoas a buscarem experiências em bons estúdios. Para saber mais sobre como é a rotina dentro de um estúdio, escrevi esse outro post aqui. Clica para ler 🙂

Comenta abaixo também o que achou do texto e me deixe saber caso exista algo que vocês queiram saber para eu poder escrever assuntos mais relevantes para vocês! Abraços a todxs!

Comentários

comments