Auto-foco: Bob Sabiston

O Auto-Foco é um post que vai ao ar toda quarta-feira e traz, a cada semana, um artista em destaque. Seja animador ou motion designer, conhecido ou desconhecido, grande ou pequeno, vivo ou extinto; se for talentoso, o Auto-Foco o fará jus.

                                        Bob Sabiston

Alguns puritanos da animação dizem que Bob Sabiston não é animador por ser programador de computadores e por gostar de trabalhar mais com rotoscopia como técnica de animação para seus filmes. Mas convenhamos, o cara além de ser um gênio da computação, ajudou em muito o desenvolvimento de softwares para facilitar a vida dos animadores. Sabiston é o criador do software para rotoscopia chamado Rotoshop, que cria interpolações entre frames chaves, gerando automaticamente os frames intermediários. As linhas e as formas interpoladas ficam com um movimento fluido e suave, o que seria muito difícil de fazer caso precisasse desenhar frame a frame. Os filmes Waking Live (2000) e Scanner Darkly (2004), do diretor Richard Linklater, cuja direção de animação é de Bob Sabiston, foram feitos com o Rotoshop. Os filmes são uma piração e uma belezura!

A respeito disso, Sabiston diz:

“Eu concordo com eles, não é realmente animação pura. Mas eu fiz muitas animações no estilo clássico, e isso nunca me excitou muito. Eu gosto de ter a expressão real de alguém e ampliá-la, girá-la, de poder distorcê-la se necessário. Eu percebo que é uma espécie de trapaça, mas para mim, isso significa que você precisa usá-la para ir mais longe, para fazer mais do que você poderia pensar se fosse fazer animações clássicas. E eu realmente não me importo como isso é chamado, desde que seja algo legal ou novo. “

 

Sabiston não apenas rastreia uma imagem, ele a recria, dando à imagem uma vida e um significado totalmente novos.

Bob Sabiston começou a desenvolver softwares como pesquisador na pós-graduação do MIT Media Lab em 1986 a 1991. Em 1993, quando se mudou para Austin no Texas, Sabiston fez vários curtas-metragens: God’s Little Monkey (1994), Beat Dedication (1988), and Grinning Evil Death (1990). Em 1997 ele criou o Rotoshop para um concurso de animação criado pela MTV. Em 1999, juntamente com Tommy Pallotta, fez o curta “Snack and Drink” que ganhou vários prêmios em festival de cinema.

Sabiston também é o criador do Inchworm Animation , um programa de pintura e animação para a Nintendo DSi. Desde 2008, Sabiston desenvolveu vários aplicativos para iOS: um aplicativo 3d de mapeamento mental “Headspace“, o aplicativo “Voxel” de modelagem e impressão 3D, o vídeo game “Retroid” e um teclado de desenho “Jot Keyboard”. O currículo do cara é extenso.

Uma das coisas interessantes de Bob Sabiston em seus discursos, é de demonstrar que é totalmente possível ser um artistas independente. Segundo Sabiston, temos que fazer e viver daquilo que acreditamos e gostamos, e isso não significa que temos que trabalhar e nos submeter a grande indústria. Sabiston diz que ser um artista independente e ter a autonomia de expressar sua própria visão de mundo, sempre foi a coisa mais importante pra ele e que ele está bem com as escolhas que fez:

“Eu faço aplicativos iOS. No total, esses apps vendem uma média de 15 cópias por dia, o que me rende uns US$ 40. Mas isso não me incomoda porque estou fazendo o que eu quero fazer. Eu tenho minha independência, e como você pode ver pela minha história, é o mais importante para mim “.

 

Fontes: Cartoon Brew, Awn.com, Wikipedia

Comentários

comments