fbpx
Uma senha sera enviada para seu e-mail

Auto-foco: Nancy Kato

O Auto-Foco é um post que vai ao ar toda quarta-feira e traz, a cada semana, um artista em destaque. Seja animador ou motion designer, conhecido ou desconhecido, grande ou pequeno, vivo ou extinto; se for talentoso, o Auto-Foco o fará jus.

Nancy Kato

Nancy Kato nasceu em São Paulo e é formada em arquitetura e urbanismo pela USP. Em 1989 conseguiu uma bolsa para fazer mestrado em Arte Computacional na Escola de Artes Visuais de Nova York, se graduando em 1991 e indo para Los Angeles para trabalhar no estúdio de efeitos visuais, Rhythm and Hues, onde ficou por 8 anos. Lá foi de animadora à supervisora de animação. Em 1999 foi contratada como animadora freelancer pela Pixar para integrar o time de Toy Story 2.

Nancy tem uma rotina de 10 horas de trabalho no estúdio e tem a ocupação de character animation, responsável pela movimentação dos personagens. Porém quando não está em um projeto, ela ministra aulas online de animação na própria Pixar. Nancy ingressou em 1999 no estúdio como animadora freelancer em Toy Story 2, participando de todos os filmes desde então. Em Universidade Monstros, Nancy foi responsável pelo personagem Mike Wazowski (o bichinho verde com um olho só), assinando 2.744 quadros, o equivalente a 115 segundos de animação. Além desses, destaca-se seu trabalho em Valente, responsável pela movimentação da Mérida e Carros, este último o qual recebeu o prêmio Visual Effects Society pelo personagem Mate.

Nancy Kato é uma das cerca de 20 mulheres dentre a equipe de 120 animadores da Pixar.

“Nunca entendi por que tanta dominação masculina nessa área”. “Mas sinto que sou tratada de igual para igual.”

Mesmo com os anos de experiência na Pixar, sempre na função de animadora, Nancy garante que não tem ambição de se tornar diretora de longas.

“O que realmente me satisfaz é o trabalho nos bastidores, com a animação, e que já consome boa parte da minha vida.”

Nancy Kato vive em Rockridge, na Califórnia, e quando não está trabalhando gosta de dançar salsa, jogar vôlei, cozinhar e viajar.

 

Fontes: Wikipédia, e-pipoca, Saraiva, Abril

 

 

 

Comentários

comments