CG Garage Podcast lança série sobre NFT’s

Nos últimos meses as criptoartes viraram notícia após o artista digital Beeple vender uma colagem em formato .JPEG com 5 mil de seus “Everydays” por nada menos que 69 milhões de dólares. A partir disso, o assunto NFT estourou no mercado criativo e houve um “boom” na prática de se criar artes digitais – sejam ilustração, styleframes, animações 2D, 3D, etc -, para serem vendidas como criptoarte.

Obra NFT de Beeple: “Everydays: The first 5000 days”

NFT é um tipo de certificado digital, estabelecido via blockchain, e significa “Non-fungible Token”, ou, “Token-não fungível). Ou seja, o que é vendido como NFT é um bem infungível, ou seja, insubstituível. Esse certificado garante que o item – ou no caso a arte digital -, seja único e autêntico perante o mundo, e dessa forma se instala um mercado em torno das peças, pois cria-se sensação de “escassez” e exclusividade sob as mesmas.

Muitos questionamentos surgiram acerca das criptoartes: o que são, o que as definem e categorizam dessa forma, de que maneira isso se aplica ao mercado criativo, como produzi-las e como é possível lucrar criando essas NFT’s.

Na semana passada o CG Garage, Podcast realizado pelo Chaos Group (corporação desenvolvedora dos renderizadores V-Ray), estreou uma série focada em NFT’s, trazendo artistas CG como convidados para falar sobre a febre das criptoartes. No podcast os artistas também repassam informações importantes sobre o que são as NFT’s e como impactam na indústria criativa, como produzi-las e como ingressar nesse mercado. A ideia principal é preparar os artistas que tenham interesse em vender suas artes digitais e esclarecer as possibilidades que isso traz para suas carreiras.

O podcast é comandado por Chris Nichols, um veterano da indústria de CG, com background em VFX e Design, e diretor da Chaos Lab. O objetivo do CG Garage é falar sobre o que realmente importa para artistas CG, projetos que possam interessar ou apenas explanar sobre oportunidades emergentes.

A primeira entrevistada foi Sally Slade, Engenheira de Experiência em Realidade Aumentada: clique para acessar e ouvir.

Comentários

comments