Ontem a Maxon anunciou o Cinema 4D R18, trazendo zilhões de novidades bacanas pra quem é usuário assíduo do software. E como dissemos no primeiro post sobre o assunto, vamos cobrir um a um os pontos principais dessa grande e esperada atualização.


Animation

Ontem abordamos o módulo Mograph e suas novidades muito bem-vindas. Hoje falemos sobre a parte de animação do Cinema 4D R18 e quais suas vantagens.

Object Tracker

O C4D R17 já oferecia ferramentas voltadas para VFX e tracking. Agora, contudo, a Maxon afirma que o novo Object Tracker integra perfeitamente cenas live action com objetos 3D. De acordo com a Maxon, o Object Tracker é o próximo passo para tornar ferramentas de VFX acessíveis a todos.

Pode-se reconstruir o movimento da câmera de maneira convincente, e qualquer objetos podem ser adicionados facilmente em cena. A ferramenta ainda permite adicionar keyframes aos objetos 3D adicionados as cenas, reconstruir objetos baseados em geometrias de referências e uma infinidade de outros fatores que, pra quem já conhece softwares VFX, saberão de cabeça.

Mas a sacada da Maxon aqui é fazer com o Object Tracker seja simples de se usar.


 

Parent Constraint

Mudar o Parent de um objeto para outro é uma tarefa complicado em animações 3D. O C4D R18 inclui um novo fluxo de trabalho de parent que torna a tarefa menos arriscada, além de gerar resultados consistentes.


 

Shift Priority

Basta adicionar a tag a um grupo de objetos para deslocar todos os objetos ou tags designadas “prioridades editáveis”. Use esta tag com objetos XRef para mudar suas prioridades sem afetar o arquivo original.

Quaternions

O Gimbal lock causa dores de cabeça para astronautas e artistas 3D. A versão R18 fornece um novo fluxo de trabalho Quaternion para dominar isso. Ative o Quaternion Rotation e os quadros-chave de rotação serão ligados e interpolados de uma forma linear ou cúbica que elimina o gimbal lock.


Essas são as principais novidades da parte de animação do C4D R18. Fiquem ligados que falaremos depois sobre o módulo de modelagem, render e o que mudou no workflow!

Fonte: Maxon

Comentários

comments