Desculpe, sou mulher

Não sei se já repararam, mas as mulheres são condicionadas a agradar qualquer pessoa, de forma inconsciente. São as que pensam além, que planejam para quando não mais são as responsáveis, que deixam bilhetes, e-mails e post its por aí lembrando de tudo.

E, quando falham, se desculpam. Muitas e muitas vezes, mesmo quando a culpa não é dela. Como ter sido assaltada e o ímpeto ser de ligar para o chefe e se desculpar por ter tido as chaves do trabalho roubadas. Essa é uma história real e aconteceu com uma conhecida que foi assaltada junto comigo. Eu lamentei perder o celular e o marcador de livro. Ela se apressou em ligar para o chefe para comunicar o assalto.

Achei o fato interessante e passei a observar melhor quem pedia desculpas em ambiente corporativo. Quando é algum desentendimento pessoal ou alguma discussão em que a pessoa se altera, faz todo o sentido um pedido de desculpas. Já, quando a pessoa chega atrasada porque o ônibus quebrou, a reunião foi remarcada, algum esquecimento aconteceu, tudo é motivo para desculpas, pelo menos para as mulheres. Os homens raramente pedem desculpas, apenas justificam e vida que segue.

O trabalho é feito por pessoas. Pessoas vão errar, esquecer, se exaltar, atrasar, sair correndo para alguma emergência e isso não deve ser visto como motivo de desculpas excessivas. Desde que passei a observar isso, me espanta a enorme diferença de lidar com isso entre homens e mulheres.

Parece-me que as mulheres, por serem condicionadas a agradar a todos e ao ter que ‘desagradar’ alguém, automaticamente pedem desculpas. É algo muito automático, podem reparar, e isso me leva a crer que existe um nível de falta de confiança. É necessário muito autocontrole para pensar se vale a pena pedir desculpas antes de falar.

Já não basta ter dificuldades para se impor quando necessário, pois muitas vezes os homens não enxergam as mulheres profissionais com igualdade. Aí, quando elas se desculpam, pode dar a impressão errônea de que se consideram inferiores e às vezes é só o piloto automático mesmo.

Mulheres, pensem duas vezes se realmente faz sentido pedir desculpas por algo que não está sob seu controle. Não precisamos pedir desculpas por absolutamente tudo.

Ilustração ‌de‌ ‌capa‌ ‌por‌ Barbara Coimbra criada para o clipe Estranha Melodia de Livia Nery.

Comentários

comments