fbpx

Facebook apresenta novidades no mundo da animação e da realidade virtual

O Quill é uma ferramenta de desenho de realidade virtual, desenvolvida especificamente para realizar o filme do escritor/diretor Saschka Unseld, Dear Angélica, que teve uma prévia no Sundance no início deste ano. Unseld trabalhou na Pixar, onde dirigiu The Blue Umbrella, antes de se tornar o diretor criativo da Oculus.

Resultado de imagem para Saschka Unseld

Saschka Unseld

A Empresa Oculus foi comprada pelo Facebook em 2014 por 2 bilhões. No começo desse ano de 2018, o Facebook anunciou a introdução de ferramentas gratuítas para o Quill. Também anunciou uma grande atualização das ferramentas de desenho de realidade virtual, que apresenta recursos de animação no software.

Essas ferramentas personalizadas do Quill, apresentam uma forma clara e eficiente de fazer animação, reduzindo drasticamente o tempo de produção. O artista Goro Fujita, que trabalha na Oculus, criou uma animação, Beyond the Fence, em apenas 3 semanas, o que é considerado rápido em comparação a outros softwares 3D.

As novas ferramentas do Quill possuem 3 abordagens diferentes para animação:

01 – Animação tradicional frame a frame.

02 – Animação frame a frame, reutilizando e modificando traços existentes. O personagem é movido quadro por quadro e estes são duplicados preenchendo as lacunas. Os traços podem ser modificados, adicionados e removidos. O recurso funciona também no modo de reprodução, onde o usuário pode colorir e acrescentar traços enquanto a animação está sendo reproduzida.

03 – animation brush: chamado de “Anim Bhush”, permite que o artista crie efeitos de particula, fogo, água, em segundos.

Resultado de imagem para facebook quill animation

Facebook também observa que qualquer camada visual no Quill pode ser transformada em uma camada animada, podendo trabalhar com diversos frame rates ao mesmo tempo, por exemplo: camada 01 pode ser executada com 8 frames por segundo, enquanto que a camada 02 pode ser feita com 12 frames e a camada 03 com 24 frames.

O Facebook está trabalhando em outras atualizações e recursos do Quill. A medida que seus fones de ouvido Oculus Rift se tornam mais comuns, o Facebook quer que seus usuários assistam e se envolvam mais com seus amigos através das histórias de Quill animadas na plataforma Facebook Space. A empresa espera que os animadores usem suas ferramentas para elaborar histórias VR nativas e inventar um novo tipo de narrativa totalmente imersiva e perfeita para ser compartilhada.

Para saber mais sobre o Quill e baixar suas ferramentas gratuitas de animação, visite o site do facebook.

 

Fonte: Cartoon Brew

Comentários

comments