fbpx

Filmes e Séries que Todo Designer Deveria Assistir #3

Bill Cunningham New York

“É um clique, dois cliques, ou ele te ignora, o que é a morte.” É assim que a editora da Vogue, Anna Wintour descreve o famoso fotógrafo de moda de rua Bill Cunningham, que contribuiu para a seção de estilo do New York Times Style por décadas. Esse documentário explora seu trabalho e sua vida, entremeado de deliciosas frases de efeito por celebridades que ele fotografou.

Onde encontrar: Amazon


The True Cost

Na era das mídias sociais, a indústria da moda ficou mais acelerada. Tendências se tornam virais,  e fabricantes como Zara, Uniqlo, e H&M  responderam a isso transformando as temporadas das coleções, que antes eram planejadas com um ano de antecedência, em roupas que saem da fábrica para as lojas em apenas algumas semanas. Mas existe um preço a se pagar por essas roupas tão baratas. Esse documentário examina os pecados não divulgados da moda rápida.

Onde encontrar: Site oficial


The City Dark

Existe algum efeito colateral ao urbanismo além do crime e da qualidade do ar?E se o brilho das luzes das nossas cidades – poluição da luz – fosse um perigo real? The City Dark argumenta que sim, e que as civilizações, juntamente com a maioria da vida terrestre no nosso planeta, dependeu da luz das estrelas por milhares de anos – um céu noturmo que nós apagamos com as nossas luzes artificiais.

Onde encontrar: Amazon


Os filmes do Wes Anderson

É fácil saber quando um filme é do Wes Anderson. É mais fácil ainda saber que vale a apena asssistir qualquer um dos seus filmes, nem que seja apenas pela estética visual tão característica, que deixa seus filmes muitas vezes mais próximos de ilustrações ou do teatro do que de blockbusters de hollywood. Alías já está em produção o seu segundo filme em stop motion “The Isle of Dogs”

Onde encontrar: Amazon , Fantastic Mr. Fox – Netflix Brasil, Moonrise Kingdom -Youtube


Procurando Dory e Divertida Mente

Se você não tem uma criança na sua vida que já tenha te forçado a assistir Procurando Dory – e a assistir de novo – então assista puramente pelo visual. Com o personagem polvo (o personagem mais complexo já construído pelo estúdio até agora) e cenas que espremem milhares de peixes em um único tanque, é difícil acreditar que existem animadores no mundo suficientes para criar algo do tipo.

Mais um exemplo do brilhantismo capaz de sair de dentro da Pixar, Divertida Mente encanta não só pelo visual e pela capacidade de traduzir conceitos abstratos e complexos da ciência, mas pela capacidade de fazer até os marmanjos mais velhos soluçarem.

Onde encontrar: Procurando Dory – Youtube,  Divertida Mente – Youtube, Netflix americana.

 


Kubo e as Cordas Mágicas

O que acontece quando você combina algumas das artes japonesas mais lindas – origami, aguadas de nanquin, pinturas ukiyo-e – com animação stop motion? Um filme lindo, e a segunda animação da história a ser nominada para um Oscar de Melhores Efeitos Visuais. Pena que o filme só rendeu $100 milhões no seu lançamento, em 2016, o que mal pagou seu orçamento. Mas ainda dá para encontrar pra assitir de forma legal na internet.

Onde encontrar: YoutubeAmazon

 


Cowboy Bebop

Não é a toa que essa série de 1998 é considerada uma das melhores séries de animação da história. E também tem a vantagem de ser uma série super acessível para quem não tem intimidade com toda a cultura Anime. Convenhamos, se você ainda não se convenceu a assistir com essa trilha de abertura….

A natureza episódica e a variedade de gêneros e abordagens de narrativa facilitam acompanhar os personagens da nave Bebop pelos 26 episódios, em histórias que variam do noir ao nonsense, com direito até uma homenagem ao primeiro Alien e referências a Antonio Carlos Jobim. Aliás pescar todas as referências escondidas em cada episódio é uma diversão a parte na segunda vez que você parar pra assistir a série (acredite você vai). Outra jóia da coroa na série é a trilha sonora espetacular, criada pela famosa compositora Yoko Kanno e uma suber big band internacional criada exclusivamente para a série, os The Seatbelts.

Aliás, o excelente Channel Criswell fez uma análise profunda e perfeita sobre Cowboy Bebop (cuidado spoilers) que merece ser assistida: Ok, 3, 2, 1.. Let´s Jam!

Onde encontrar: Amazon, Youtube, download/streaming ilegal


Melancholia

O que é psicose? O diretor dinamarquês Lars von Trier explora a mente de uma noiva nesse filme, através de uma cinematografia galática. Raios saem das pontas dos dedos, e planetas literalmente colidem. O fim do mundo nuca foi tão dramático.

Onde encontrar: AmazonNetflix


Os Sete Samurais

Um dos principais filmes do grande mestre do cinema Akira Kurosawa, “Os Sete Samurais” foi um dos primeiros filmes a inaugurar a categoria de filme de ação, ainda que comparando com os filmes cheios de explosões de hoje pareça ser quase que o oposto disso. Se só o nome Akira Kurosawa não for suficiente para te convencer a assistir esse filme, vamos deixar que a análise que o Channel Criswell fez no youtube te convença.

Onde encontrar: Amazon, comprando o dvd, download ilegal


Fonte: FastCo. Design, Channel Criswell

 

Comentários

comments