1   +   3   =  

Quais seriam os livros essenciais pra qualquer um com interesse na história da animação ter na prateleira? A questão aqui não trata dos melhores livros sobre animação como forma de arte, mas livros com informações mais específicas sobre a história da animação no século 20.

De fato, como nós aqui no Brasil praticamente ainda não temos cursos universitários maduros focados em animação {até existem alguns poucos casos bem recentes, aliás um bom assunto para um próximo post} e praticamente toda a literatura no tema só é encontrada fora daqui, é difícil pensar numa lista dessas.

Mas o Cartoon Brew nos deu uma ajuda bem interessante pra fazer essa lista, com dicas de ótimos livros sobre a História da Animação, além de um novo lançamento recente que promete tomar o posto de literatura definitiva no assunto.

 

 Before Mickey: The Animated Film 1898-1928 (1982, revisado em 1993) por Donald Crafton — Walt Disney foi uma figura importante no desenvolvimento da animação, mas Raoul Barré, James Stuart Blackton, John R. Bray, Emile Cohl, Winsor McCay, Otto Messmer, Lotte Reiniger, e Paul Terry também foram tão importantes quanto. Esse livro fala de todos eles, e é um ponto de partida essencial para se conhecer os primórdios da história da animação.

 

Of Mice and Magic: A History of American Animated Cartoons (1980, revisado em1987) por Leonard Maltin — Tráz histórias da Era de Ouro dos grandes estúdios de animação americanos. Insuperável como fonte de informação dessa época.

 

Hollywood Cartoons: American Animation in Its Golden Age (1999, paperback em 2003) por Michael Barrier — O complemento perfeito para o livro de Maitlyn.  Trata da Era de Ouro da Animação americana através de uma pesquisa meticulosa e repleto de comentários do autor. O livro será melhor apreciado se você já possui algum conhecimento de animação clássica.

 

The Illusion of Life: Disney Animation (1981) por Frank Thomas e Ollie Johnston — Presente em 9 de 10 listas de livros sobre animação, tudo o que poderia ser dito sobre esse livro já foi dito. Se você só puder ter um livro sobre a animação da Disney, é esse que deve guardar. O desenvolvimento da abordagem do estúdio para a animação de personagens nunca foi melhor documentada.

 

 Cartoons: One Hundred Years of Cinema Animation (1994) por Giannalberto Bendazzi — Da Argentina ao Zaire, essa é a pesquisa mais abrangente sobre a animação global, de 1888 até os anos 90. É um livro de referência, pra procurar e encontrar aquele nome que você não lembra.

 

Experimental Animation: An Illustrated Anthology (1976, reimpresso em 1988 como Experimental Animation: Origins of a New Art) por Robert Russett e Cecile Starr — Muitas das técnicas inovadoras que vemos em comerciais e clipes hoje em dia foram feitas décadas atrás por pessoas como Walter Ruttmann, Viking Eggeling, Hans Richter, Oskar Fischinger, Mary Ellen Bute, Len Lye, and Norman McLaren. Esse livro ainda é a melhor fonte de informação sobre os principais animadores abstratos e experimentais do século vinte.

 

The Animated Film Encyclopedia: A Complete Guide to American Shorts, Features, and Sequences, 1900-1999 (segunda edição lançada em 2011) por Graham Webb — Caro, mas útil. Expensive but useful. É puramente um livro de referência e não tem a intenção de ser lido, mas com mais de 7mil verbetes, é a lista de créditos mais completa para os curtas da Era de Ouro, com créditos que nem no IMDB se consegue achar.

 

Cartoon Modern: Style and Design in 1950s Animation (2006) por Amid Amidi — Amid mapeia a evolução do estilo moderno de animação dos anos 50, que usa uma abordagem frequentemente abstrata e muito mais gráfica que outros períodos. Abundante em comerciais, filmes informativos, etc, esse modernismo animado rapidamente ganhou popularidade e compartilhou muito com a pintura e o design gráfico da época. O livro possui centenas de imagens e rascunhos raros dessa década importantíssima da animação.

Setting the Scene (2011) por Fraser MacLean — Uma das dicas mais recentes. Dedicado a abordar uma tarefa muitas vezes não identificada na linha de produção, mas de importância essencial, o livro foca na história do Layout na animação, desde quando era apenas algo feito quase improvisadamente na mesa multiplano de composição aos dias atuais em que departamentos inteiros podem ser dedicados a essa tarefa. Excelente livro. {dica da editora: pessoalmente recomendo}

 

A New History of Animation (2016) por Maureen Furniss — Recém lançado esse ano, promete se tornar um dos livros obrigatórios sobre o assunto. O texto considera um leitor sem nenhum conhecimento prévio e explica todos os conceitos técnicos chave, preenchendo uma lacuna no mercado por um livro completo e bem pesquisado sobre a história da animação que pode ser usado tanto por professores universitários quanto para os leitores comuns interessados no assunto. Furniss organiza o texto como leitura corrida, com capítulos introdutórios e conclusões, de forma direta, sem aquele academicismo entediante.

 

The Walt Disney Film Archives: The Animated Movies 1921-1968 (2016), Taschen America, diversos autores — Ainda com cheirinho de livro novo e quentinho, lançado agora em outubro desse ano. Como todos os livros da Taschen costumam ser, é um art book e não exatamente um livro de história, mas seu conteúdo não poderia deixa-lo de fora dessa lista.  Além das 1500 imagens em 624 páginas, o livro traz vários mini-ensaios escritos por historiadores incluindo Leonard Maltin, Charles Solomon, Didier Ghez, J.B. Kaufman, and Mindy Johnson. É aquele número um da lista de natal.

 

Vale lembrar: Design in Motion (1962), Film & TV Graphics (1967), and Film + TV Graphics 2 (1976) — Curtos de texto mas cheios de ótimas images de animaçòes produzidas entre o fim dos anos 50 e meados dos 70. Esse período vital, e fracamente documentado, da história da animação concidiu com o crescimento e expansão da animação indepentente e internacional, que hoje está florecendo. Muitos nomes e filmes importantres estão representados nesses livros, e funcionam bem em conjunto com o livro de Bensazzi. O Design in Motion pode ser baixado de graça através do Archive.org, uma biblioteca online sem fins lucrativos para filmes, livros, musica, websites entre outras coisas.

Quais outros livros sobre a História da Animação você conhece e recomenda? Dê a dica pra gente nos comentários!

 

 

Fontes: Cartoon Brew – Reference Books | Cartoon Brew – Taschen Disney | Cartoon Brew – New History Animation | Amazon – Setting the Scene | Amazon – Catoon Modern

Comentários

comments