Uma senha sera enviada para seu e-mail

Mei and the Kittenbus – A continuação de Tonari no Totoro que quase ninguém conhece

Se você, assim como eu, é um grande fã de boa animação, já deve ter visto algum filme do aclamado Hayao Miyazaki, um dos grandes mestres da animação japonesa e co-fundador do Studio Ghibli (ao lado de Isao Takahata). Mas poucas pessoas reparam em uma das tradições mais fortes do Studio Ghibli: a de não criar continuações para seus filmes. 

Isso é algo bem interessante, tendo em vista que no Ocidente quando um filme vai bem gera imediatamente uma sequência. Para Miyazaki, contudo, essa tendência nunca existiu, e à parte de Whisper of the Heart (que possui um spin off chamado The Cat Returns)o Studio Ghibli jamais trabalhou em uma sequência comercial direta de seus filmes.

E é aí que algo curioso acontece: Miyazaki não costuma fazer continuações comerciais de seus filmes, mas isso não impede que o faça de outro modo. Exemplo disso é Tonari no Totoro (Meu Amigo Totoro, no Brasil), o segundo longa metragem do Studio Ghibli (o primeiro foi Laputa: Castle in The Sky). Totoro foi lançado em 1988, e é até hoje meu filme favorito vindo do mestre Miyazaki. E ele possui uma sequência direta chamada Mei and the Kittenbus.

Um filme “meio” exclusivo para o Japão

Mei and the Kittenbus é um curta-metragem de 14 minutos, sendo uma sequência direta de Tonari no Totoro. O filme tem lançamento ‘mundial’ datado de 2002, mas na verdade ele foi exibido oficialmente pela primeira vez em 2003 no Ghibli Museum, situado em Tóquio. Fora do Japão, o filme teve apenas 2 exibições conhecidas nos EUA e nada mais.

Um usuário do Twitter – Toaru -, fez uma pequena enquete onde perguntava aos seus seguidores (e seguidores dos seguidores), quem conhecia a obra. Sua enquete foi retuitada 67,000 vezes, e gerou um resultado avassalador de 86% de “não conhecia” – de acordo com o Kotaku US.

Mei and the Kittenbus não foi lançado em DVD nem em cinemas, por isso não há um conhecimento geral do público a seu respeito. Desse modo, é praticamente impossível assisti-lo sem que se vá ao Ghibli Museum. Além disso, é necessário saber, de antemão, quando o filme será exibido, pois ele não é fixo na grade de eventos do museu.

A internet, contudo, é cheia de espertos. E se você está morrendo de vontade de ver algo sobre o filme, um usuário do Vimeo filmou a tela da exibição direto do museu em Tóquio. Claro que está longe de ser perfeito, mas sabendo que poucos são os que vão Japão com frequência, não há outro modo imediato de se ter acesso ao filme.

 

Vale lembrar que Mei and the Kittenbus terá exibições no Ghibli Museum entre os dias 1 e 30 de Novembro desse ano. Quem estiver no Japão, aproveite.

Comentários

comments