Ter referência é algo essencial na vida de um bom animador e motion designer, correto? Independente ou não de ser novo na área, todo projeto criativo se inicia da junção de referências que você carrega desde criança.

Conseguir referências para a elaboração de uma ideia não tem nenhum segredo ou algum tipo de fórmula mágica para ser utilizada. Toda essa conquista referencial está ligada apenas ao modo de como se observa as coisas ao seu redor. É muito mais que recomendado que o animador também tenha uma vida fora do computador, saia para viver novas experiências, pois fará com que tenha novas referências.

Agora se o que busca são referências práticas para auxiliar na execução de um projeto, aí as coisas podem percorrer um caminho mais controlável. Para nosso deleite, a facilidade existe e se chama internet. Com esse ouro disponível, uma porrada de coisa está aí esperando ser encontrada e usada. Mas é aquele negócio, quantidade não é qualidade, né?! Achar o conteúdo certo e na hora certa, com uma boa resolução, uma diversidade de ângulos e personagens, são outros quinhentos.

Se quer chegar a um resultado mais dinâmico nos movimentos de seus personagens, por exemplo, é consequência do processo de criação passar algumas horinhas olhando como se comportam os movimentos do personagem em questão, através de vídeos. Para isso, podemos contar com duas alternativas aparentemente simples.

Na primeira, pode-se tentar interpretar o personagem e, então, captar seus movimentos através de uma câmera, o que dependendo da dimensão do projeto pode sair com um custo meio salgado; ou pode-se tentar a segunda alternativa, que seria uma solução mais genérica, já que os movimentos em questão não foram captados exclusivamente para o projeto, mas que de nenhum modo desmerece sua atenção. O uso de banco de arquivos como vídeos e gifs para referências é uma solução bastante viável, porém difícil de ser concretizada com facilidade, já que há uma certa dificuldade em acharmos o que queremos exatamente.

Se você sente essa dificuldade para achar referências na hora de fazer o seu boneco palito ganhar vida, se liga nessas dicas aqui!

ENDLESS REFERENCE

É um canal do youtube que reúne diversos vídeos de pessoas nas mais diversas posições e situações, diante dos ângulos frontais e laterais.

REFERENCE! REFERENCE!

Como o nome já deixa claro, o site é um banco de referências, só que em vídeo e com uma opção maior de categorias e ângulos. É um belo achado para se ter como favorito no navegador. Ele é comandando pelos artistas Martin e Jefferson e você pode doar alguns dinheiros para o site se manter sempre com coisa nova, caso queira ajudá-los.

reference-reference

PINTEREST 

Pinterest é uma alternativa maravilhosa para você começar a organizar os seus achados na web e manter a procura menos trabalhosa na hora do perrengue. Nele se pode criar painéis que servem como repositório para salvar arquivos de imagem, vídeo e gif. E recentemente o site recebeu ótimas atualizações que facilitam a procura por imagens semelhantes das quais você deseja. Fica a recomendação.

pinterest-beethowen-LL

Pasta sobre cycles animation

E aí? ‘Tá esperando o quê pra começar a produzir aquele walkcycle maroto do seu personagem que tá mofando na gaveta?

Fonte: Montional e Allan Brito

Comentários

comments