Aqui vem uma pergunta que você talvez nunca se tenha feito: O que um editor de animação realmente faz? Se as cenas são apenas escritas, testadas em storyboard e então animadas, o editor faz mais do que apenas juntar todas as cenas no filme final?

Pelo contrário, o papel de um editor de animação é – na verdade – uma das funções mais importantes para definir o filme que está sendo feito.

Diferentemente do um filme live action, em que se filma primeiro vários takes e cenas, e então as edita, em animação o trabalho do editor vem muito antes de qualquer cena ser animada.

“Imagine que para cada filme que você editará, o diretor o chame dois anos antes de começarem a filmar e diga: Então, quero que você sente aqui comigo e com o roteirista e resolveremos como será o filme juntos. Escreveremos – às vezes você tem a oportunidade de escrever uma parte do filme você mesmo – e passa dois anos resolvendo a história. Daí quando a história está resolvida, gastamos o último ano (num processo que costuma durar uns três anos) filmando as cenas, ou na realidade, animando o filme” – John Venzon, editor. (Shark Tale, Storks)

Isso porque em animação, a edição não é um departamento separado da produção principal como acontece em live action. Edição é uma das funções cruciais para dar forma ao filme que está sendo feito. E isso tem tudo a ver com o jeito que filmes animados são desenvolvidos, num processo super colaborativo.

Existe uma história básica, o que você quer que o filme seja, mas a partir daí praticamente qualquer pessoa trabalhando no filme pode dar idéias – geralmente uma piada, uma fala, um momento, qualquer coisa. A partir daí os animadores vão transformar essas idéias em storyboards, e quando uma parte maior do filme já está em storyboards, junta-se tudo numa edição inicial, os animatics, com trilhas temporárias, e efeitos sonoros básicos. No final, você tem uma idéia básica de como o filme será.

Mas nunca se usa o primeiro, ou o segundo, ou terceiro animatics pra animação, e sim várias versões feitas e refeitas, num grande processo de interação, até chegar à versão final – geralmente entre três e cinco versões para cada sequência do filme.

E é nesse processo de escrever e reescrever cada cena que o editor ganha muito mais liberdade e importância num filme animado.

Andrew Paladino fez um ensaio muito interessante sobre isso (entre outros), no seu site The Royal Ocean Film Society. Vale a pena conferir:

 

Fontes:

No Film School

The Royal Ocean Film Society

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