Os cinco tipos de animação por Morr Meroz

Que animação é um negócio complicado todos sabemos, mas quando tentamos classificar qual tipo de animador somos nós, pode ser que não consigamos – às vezes por esquecermos dos vários tipos que existem por aí. Por isso, Morr Meroz do Bloop Animation, criou um vídeo explicando as diferenças entre os cinco tipos de animações que existem, adicionando também como seguir carreira nessa área.

Animação Tradicional

Animação Tradicional, também chamada de 2D (apesar de já existir outra classe para animação 2D hoje em dia), é uma das mais antigas formas de se animar. Nessa técnica, o animador precisa ilustrar cada frame à mão.

lk_00000

O Rei Leão

Antigamente, os animadores usavam mesas de luz para criar suas sequências, permitindo que enxergassem os frames anteriores já ilustrados, para dar continuidade ao processo – isso é chamado de Onion Skinning. Atualmente a Animação Tradicional pode ser – e geralmente é feita -,  à  partir de softwares como Photoshop usando 12fps para ações corriqueiras e 24fps para ações rápidas.

Animação 2D

De acordo com Morr Meroz, o que podemos classificar como animação 2D hoje em dia são as vector base animation (Flash Animation). Esse estilo se tornou muito popular na última década com um aumento exponencial de pessoas praticando devido à acessibilidade da tecnologia.

O Adobe Flash (Adobe Animate CC) é barato e fácil de usar assim como outros softwares de animação vetorial. Mas Meroz comenta que a razão maior para diferenciar a Animação 2D da Tradicional, é o fato de que as aplicações usadas para 2D têm opções além do frame-a-frame. Exemplo disso são os rigs, que podem ser usados em mescla com vector animation em programas como TvPaint, After Effects e etc.

Outro ponto interessante, é que na Animação Tradicional ser um bom ilustrador é mandatório, coisa que não acontece na Animação 2D.

Animação 3D

A Animação 3D é tão popular atualmente que podemos chama-la simplesmente Animação. Isso por ser a forma mais usada pelos estúdios para suas produções nos dias atuais. Ela é o que a Animação Tradicional foi há 30 anos.

groupdress.com

Big Hero 6

Contudo, a Animação 3D funciona de uma forma completamente diferente da Tradicional. Ambas requerem um entendimento profundo dos Princípios da Animação e composição, mas as habilidades exigidas para o 3D maiores.

Uma das maiores diferenças na Animação 3D são os frames por segundo. Como dito lá em cima, a Animação Tradicional funciona, em geral, a 12fps. Isso quer dizer que um personagem altera seu movimento a cada 2 frames. Já em 3D, o movimento é sempre suave a 24 ou 30fps (salvo em ocasiões em que o projeto exige um frame rate mais baixo para estilizar).

Motion Graphics

De acordo com Meroz, o que diferencia o Motion Graphics dos outros tipo de animação é o fato de que sua ação, em grande parte das vezes, não é dirigida por personagens e histórias. O Motion é arte de mover criativamente elementos gráficos e textos, amplamente usado com propósitos comerciais.

motion_00000

As habilidades do motion designer podem ignorar completamente as obrigatoriedades de um animador tradicional ou 3D. Contudo, grandes motion designers ou grandes peças de Motion combinam vários estilos em um só, sendo um dos mais importantes a Composição.

Stop Motion

O Stop Motion é uma forma especial que combina princípios do cinema com Animação Tradicional. Stop Motion funciona de forma parecida com a Animação Tradicional, mas ao invés de se desenhar os frames, tira-se fotos de objetos reais – bonecos, carros, cenários -, para que se dê a ilusão de movimento.

Há várias formas de Stop Motion, mas uma das mais populares é a Claymation, feita com personagens de argila que podem ou não ter esqueletos de metal para melhor controle. Há ainda as com Puppets – bonecos -, que são figuras construídas sobre um esqueleto de rig ou mesmo o estilo Cut-Out (técnica usada originalmente em South Park).


imagem do topo via Wallpaper Cave

Comentários

comments