fbpx

Pica Pau Collab: A homenagem mais louca que o próprio personagem

Todos sabem como projetos colaborativos podem ser uma ótima oportunidade para produzir animações. E tão importante quanto a união de forças entre vários profissionais na produção de uma unica obra, é a busca por um tema que realce a qualidade do vídeo e ajude a mexer com os sentimentos de quem assiste.

Então imagina o que pode acontecer quando mais de 70 animadores se reúnem para recriar um episódio inteiro de um dos desenhos mais famoso de todos os tempos. “Pica Pau Collab – O Pássaro que veio para jantar” é uma bela homenagem ao famigerado Pica Pau, ícone marcante da infância de muitos leitores aqui do blog.

Trabalhando com mais de 70 animadores

Pensa aí, mais de 70 pessoas em um único projeto. Como fazer dar certo, cara?!?!?! Trocamos uma ideia rápida com Ivanildo Soares, animador e idealizador do projeto para sanar essas e outras pequenas dúvidas.

Quanto tempo levou para o projeto ficar pronto e como foi organizado o fluxo de trabalho entre as 70 pessoas envolvidas? Cada um teve dias específicos para produzir um trecho?

O projeto tinha um prazo inicial de 1 mês pra ficar pronto, mas acabou durando 19! Mas isso porque ficou parado por vários meses. O trabalho maior foi o controle, cortar as cenas do episódio original, distribuir, controlar quem estava com qual cena, etc.

Os prazos iniciais eram uma semana pra cada animador fazer sua cena, porque as cenas tinham em média 2 segundos, as mais longas tinham no máximo 8. Mas esses prazos foram diluindo até não ter prazo! Hahaha. No final eu só pedia paciência pra quem já tinha animado suas cenas dentro dos prazos. Mas era complicado cobrar trabalho feito só por brincadeira, os animadores tinham que priorizar mesmo seus freelas e vida social.

Por Ivanildo Soares

Todos os animadores envolvidos no projeto são brasileiros? 
Quase todos, alguns amigos gringos entraram na brincadeira. A Barbara Oliveira e seu companheiro João Rodrigues, grandes amigos animadores portugueses! A Catalina Torres, animadora chilena super talentosa, e Lisa Vertudaches da Australia, conhecida por seus gifs no LoopdeLoop.
Qual foi a maior dificuldade do collab?

A maior dificuldade era cobrar a galera hahaha. E era difícil quando a pessoa desistia e eu passava a cena para uma outra pessoa que também não conseguia fazer, mesmo dizendo que conseguiria. Isso aconteceu muito! Até que eu comecei a ficar mais ocupado também e deixei as coisas meio paradas. Eu queria muito terminar antes do lançamento do filme, que foi anunciado ainda em 2016 quando a collab já estava parada há um tempo. Pouco antes do longa lançar retomei o projeto, e no tempo livre, que hoje em dia é escasso fiz um esforço pra finalizar. Vou confessar que os cartazes do filme pelas ruas me afetaram bastante hahaha. Obrigado a galera do projeto pela paciência em esperar ficar pronto! ♥

Making Of

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Tudo começa com teste de designs, eu fiz alguns rascunhos bem soltos pra tentar saber se eu ia fazer algo mais próximo do original ou mais estilizado. Então fui testando inclusive pegando de referência designs da própria collab que a galera ia postando no grupo. Até chegar num que me agradasse.

Depois eu fiz a animação passo a passo, rough animation que é uma etapa com desenho bem solto só pra descobrir o movimento. Com isso fechado a gente faz o cleanup (limpar o traço desenhando em cima da animação em rough), depois colorir e por uns efeitos de luz e textura.

Rough Animation por Ivanildo Soares

Mas cada animador tem um processo. Teve gente que fez 3D, outros animação em recorte, e teve até stopmotion! O lindo da animação é que dá pra pirar com o estilo e técnicas. :)”

Se você tiver interesse de conhecer mais sobre o processo de outros animadores, dá um confere no grupo da galera no facebook. E para conhecer o trabalho de cada artista envolvido, na descrição do vídeo no youtube tem o link para todos os animadores.

O Layer Lemonade agradece a colaboração do Ivanildo para a matéria e desejamos muito sucesso ao projeto!!

Comentários

comments