Dando continuidade ao post da semana retrasada, do qual comentei sobre vagas referentes a pré-produção de uma série animada (e das quais a maioria eram para desenhistas), no post de hoje vou falar sobre a produção e pós produção dentro de um estúdio, que englobam mais animação. Quais vagas existem? Como é a rotina, os deveres e como você pode aplicar para vagas nesses campos da produção? Caso queira ler o primeiro post antes de começar este, clique aqui.

No post anterior eu comentei que existem diversos departamentos dentro de um estúdio e muito raramente um desempenhará a função do outro. Dessa forma, portfólios serão melhores avaliados se eles forem mais específicos. Por exemplo: Se você resolver enviar um portfolio contendo peças motion de publicidade para uma vaga de animação provavelmente não irá dizer nada ao estúdio. Eles querem ver o que você sabe fazer naquele departamento específico.

Animação

Essa foi a área em que trabalhei de fato e é muito comum pessoas perguntarem se “é preciso saber desenhar?” e minha resposta sempre é: “Sim, com certeza. Você vai desenhar todos os dias. Principalmente mãos e poses em perspectiva.” Isso inclusive pode fazer toda diferença em seu portfólio de cut-out e definir sua contratação mas acaba que muita gente deixa desenho de lado por ser uma habilidade que demora para ser dominada. E eu entendo que é bem frustrante porque já pensei que fosse mais fácil “por ser cut-out” e também deixei de lado mas o que os estúdios desejam é que o cut-out não pareça um boneco articulado e o segredo disso está no desenho, pensar em poses dinâmicas e redesenho de peças. Por tanto, para aplicar nessa vaga, é necessário um demo reel de animação de personagem, e dentro dele exemplos de “actings” (ações, atuações) interessantes. Alguns exemplos que conseguem mostrar o domínio do animador sob a técnica são: walk cycle, walk cycle + alguma emoção (cansado, feliz, raivoso), personagem levantando algo pesado (pedra, bigorna, tijolo), mudança de expressões (triste para feliz, feliz para raivoso), entre outros.

Quando eu comecei muitos estúdios aceitavam portfólio de pessoas que nunca tinham mexido no Toonboom Harmony (sendo assim, pessoas que sabiam somente Animate ou animação no papel conseguiam as vagas também) mas com o passar do tempo notei que isso começou a ficar um pouco mais raro. Antes se via “saber toonboom harmony é um diferencial” mas agora as vagas são destinadas a pessoas que já tenham usado o software podendo ser um fator determinante.

Dentro de um estúdio, o animador iniciante começará ou como estagiário, trainee (não precisando de faculdade) ou júnior. E terá que cumprir com as metas semanais que geralmente é baseada na dificuldade da cena. Um número bom para se ter em mente é sempre 6 segundos por dia, embora um animador que está começando não será cobrado para fazer tantos segundos assim. Só comentei desse número visando mostrar o que se é aceitável dentro de uma produção. Tomem cuidado com vagas que pedem números muito maiores do que isso. Entrem sempre em contato com a produção perguntando sobre a secundagem entregue por animadores anteriores para ter uma ideia do que é possível entregar.

Pós-Produção

Vagas na pós-produção de um estúdio são um pouco nebulosas para mim, entrei em contato com alguns editores e eles comentaram que apesar de poucas (geralmente 2 editores por projeto) também são bastante específicas. Saber sobre colorização e edição de filmes é essencial. Alguns efeitos também são aplicados somente na pós-produção. Saber Premiere e After effects é o que se pede nessas vagas. Pessoas da pós-produção também costumam atuar no início da produção, cortando o animatic em várias cenas: Dessa forma, cada cena poderá ser detalhada em uma planilha pelo produtor e entregue posteriormente ao animador pelo diretor.

Vagas em uma pós-produção são um pouco raras de serem anunciadas publicamente. É uma vaga de bastante responsabilidade e de rápido início, uma vez que também atual no início de projetos, então pessoas geralmente são indicadas dentro do estúdio mas nada impede que um bom networking não ajude na hora de uma indicação.

Diversas outras vagas existem dentro de um estúdio de animação, mas que são mais específicas e fogem um pouco do nosso foco de arte/animação tais como roteirista, produtor, diretor, marketing, etc… Mas são mais raras de se aparecer vagas. De qualquer forma, para ficar de olho nelas é necessário seguir os estúdios nas redes sociais. Muitos deles fazem abertura de vagas por meio do instagram, twitter e facebook. Em seus sites também podem ser vistas áreas como “Trabalhe conosco” que sempre possuem um link para mandar o famoso portfólio 🙂 Fiquem ligados!

Por hoje é só gente 🙂 Me deixem saber se causei alguma dúvida ou se esqueci de comentar alguma coisa que vocês gostariam de conhecer comentando abaixo! Estarei sempre lendo os comentários e tentando melhorar meus posts. Abraços a todos e todas!

Comentários

comments