Nossas vidas são cheias de disparates e absurdos. Se observássemos ao nosso redor com atenção, teríamos material para qualquer tipo de histórias. O que separa um artista de sucesso de um simples profissional é o fato de que o artista tem, por excelência, o hábito de transformar seu quotidiano em arte. Não é fácil, às vezes é trágico, mas a vida é divertida por ser ridícula em alguns casos, e podemos expressar esse ridículo de maneira criativa.

Simon Tofield, um cartunista e animador londrino, é um excelente exemplo disso. Numa manhã de 2007, Simon estava dormindo quando seu gato saltou sobre ele na cama e fez de tudo para acorda-lo – estava com fome, o bichano.

Naquela manhã acordei com meu gato pulando sobre mim, puxando minha orelha, arranhando meu nariz, tentando me acordar para que desse seu café da manhã. Finalmente levantei e o alimentei, e ele ficou satisfeito. Então me sentei para matutar alguma ideia para um curta em animação experimental em um novo software da época – Flash CS3 -, e pensei: é isso, vou fazer um cara deitado com um gato tentando acordá-lo. – Simon Tofield

Inicialmente a animação sequer ia ao ar no YouTube, pois Simon a achava ridícula. Depois, convencido de que a ideia era boa, upou o vídeo que atualmente possui mais de 57 milhões de views.

A primeira coisa que me ocorreu foi que a animação era terrível. Por ser experimental não estava enxuta, eu imitava o gato e o assunto parecia bizarro demais para ser compartilhado. Hoje em dia, percebo que foi a melhor coisa que me aconteceu. – Simon Tofield

As histórias do Simon’s Cat giram em torno da relação amorosa e, por vezes, neurótica entre humanos e gatos. Isso tudo, entretanto, levado com bom humor. As animações são curtas – em média 2 minutos -, e atualmente seu canal possui 54 filmes, somando um total de mais de 63 milhões de visualizações e mais de 3 milhões de inscritos.

De acordo com Simon Tofield, há tantas histórias e situações absurdas vividas com seus gatos que dariam livros. E foi o que ele fez, lançou livros. O primeiro deles já foi traduzido para mais de 24 países, com mais de 500 mil cópias vendidas.

O bom sobre uma HQ sobre gatos é que eles são iguais não importa qual país você viva. Gatos agem da mesma forma, emitam os mesmos sons, as mesmas expressões faciais e linguagem corporal. Por isso, meus livros podem ser lidos em todo mundo. – Simon Tofield

Tofield é formado em ilustração e animação, e agora possui uma empresa chamada Simon’s Cat LTD, que é uma mescla de estúdio – onde um grande time de ilustradores e animadores produzem os curtas-metragens – e uma empresa de marketing que produz todos tipos de produtos vinculados à marca.

 

 

As animações precisam de um timing muito preciso, pois os traços são muito simples e não há trilha. Tudo gira em torno do timing das piadas, o espaçamento entre elas e o que ocorre entre isso. – Simon Tofield

Simon continua dublando o gato – ou os gatos -, das animações, e isso virou meio que uma marca registrada da série.

[embedyt] http://www.youtube.com/embed?listType=playlist&list=PLagyxbJHFyL11iTef4c6ALIDsD–nXkel[/embedyt]


 

[sgmb id=”1″]

Comentários

comments