Uma senha sera enviada para seu e-mail

O meio de Motion Design e animação é rico de referências e profissionais capazes. Uma rápida navegada pela internet e tropeçamos em dezenas de estúdios ou artistas freelancers, cada qual com seu estilo próprio ou mensagem. Invariavelmente, no entanto, quanto maior o número de atuantes numa determinada área, mais rápida é sua ascensão e queda, sendo um fenômeno comum perceber que “fulano de tal” sumiu ou estúdio tal fechou as portas. O mercado é isso, e somos sua alma.

Ainda assim, em meio ao turbilhão de informações e trabalhos magníficos, sempre há aqueles que, como entidade, permanecem firmes na dura estrada do sucesso. São esses expoentes que mantém – de certa forma -, o mundo do Motion e Animação no eixo, injetando energia criativa na indústria e em nós próprios.

A State Design é um desses casos de ascensão criativa e profissional. Se você mora numa caverna e nunca ouviu falar nessa turma, saiba que a State Design foi fundada em janeiro de 2014 por Marcel Ziul – Diretor Criativo com seus mais de 15 anos de experiência em lugares como Belief Design, Prologue Films, Stardust Studios e etc, tendo sido indicado ao Emmy Award e finalista do Promax BDA. Pois é, o cara é tipo um rockstar.

O motivo do surgimento da State Design é o desejo de realizar projetos que encorajem cada vez mais o potencial criativo das pessoas. A proposta é manter um ambiente livre de burocracias, onde há facilidade de acesso a qualquer membro da equipe, ideias são livres para serem ditas permitindo que cada artista encontre e exercite sua voz dentro da cultura e ética do estúdio. Acreditamos que essa é a melhor forma de criar um produto único para nossos clientes e estender a eles esse mesmo sentimento de participação e entrosamento que temos dentro do estúdio. – Marcel Ziul

Apesar de ser relativamente nova, a State Design possui em seu portifa trabalhos que lhe dão substrato. Há alguns dias eles começaram uma contagem regressiva pra um re-lançamento de si mesmo. O que isso significa? Eles fizeram um limpa e revitalizaram tudo: seu site principal, sua posição como estúdio e lançaram isso:

O artigo poderia terminar aqui, mas seguirei mais um pouco pra mostrarmos o processo por detrás desse rebrand da State Design.

O Rebrand

Todo processo de rebrand é complicado. Deve-se levar em consideração o visual e posição antigos e adequá-los a novas épocas e ideias, ou não. Como eu disse, é complicado. E se não tomar um certo cuidado, sua marca pode perder muito nesse processo. Abaixo uma galeria com sketches das ideias iniciais para o rebrand da State. (clique sobre as imagem para ampliar e navegar)

Nosso rebrand diz que a State está aqui para jogar. Nós temos uma visão clara do que queremos. Desejamos cada vez mais abraçar projetos e clientes que estejam dispostos a contribuir ativamente para o desenvolvimento dessa visão. – disse Marcel Ziul ao Layer Lemonade

Styleframe - State Design

Styleframe – State Design

Ziul comenta que trataram o projeto como se fosse de outro cliente. Isso facilita o comprometimento, levando em consideração até mesmo uma deadline. Uma extensa pesquisa foi realizada para chegar ao visual correto desse rebrand, e uma coleção de várias “tags”, sendo cada qual com um estilo próprio e único, foi criada.

Nosso “Statement” foi iniciado há mais de um ano e terminamos poucos dias antes de sua publicação no Layer Lemonade. É o resultado da participação de diversos artistas que colaboraram conosco ao longo de um período especial de evolução do estúdio, e conta uma estória viva que reforça – a cada “tag” – que somos movidos pelo desejo de criar e não deixaremos de fazer o que ecoa como verdade para nós. – Marcel Ziul

imagens utilizadas para pesquisa – State Design

state_design_frames05

Styleframe – State Design

Apesar dessa proposta e visão serem claras desde a inauguração do estúdio, a implementação deste ideal abriu espaço para muitas experimentações a respeito da forma que trabalhamos e colaboramos em equipe, como nos relacionamos com nossos clientes, o posicionamento do estúdio na indústria, a manutenção e evolução constante das estruturas e soluções técnicas que empregamos para melhor aproveitar o esforço do nosso time em cada projeto.
O novo site é o resultado deste processo de autodepuração e descoberta assim como a consolidação da voz do nosso estúdio. – Marcel Ziul

E tá achando que foram apenas dois caras pra realizar uma tarefa dessas? Saca a ficha técnica:

Diretor Criativo: MARCEL ZIUL
Produtor Executivo: ALEX DOS SANTOS
Diretor Geral: TAIS MARCELO
Produtor: SHANE STERNSTEIN
Roteiro: JAMESON MCLEOD
Áudio: WHITE NOISE LAB
Locução: BEAU STEPHENSON
Chefe de 3D: MAURO BORBA
Designers: BRUNA IMAI, MARCEL ZIUL, MAURO BORBA, PETER STRAIN
Artistas 3D: MAURO BORBA, LUCAS DAL, EVAN MAYFIELD
Animadores 2D: LUIS SUAREZ, RODRIGO RODRIGUES, OLIVER WEE, MAURO BORBA, VICTOR
SILVA, PHIL GUTHRIE, SHAWN LEE, MARCEL ZIUL, BRANDON LEE SMITH, DIEGO COUTINHO.
Cel Animation: OLIVER WEE , LYUBEN DIMITROV, REGIS CAMARGO.


Parabéns à rapaziada da State Design! E se você ainda não conferiu o novo site dos caras, basta clicar aqui. O Layer Lemonade agradece a prontidão da State Design em disponibilizar as imagens que compõem esse artigo.

 

Comentários

comments