Uma Nova História da Animação

Essa matéria é uma tradução livre do Cartoon Brew.

Existem muitos livros de referência dedicados à história da animação, mas o que não existia até então era um livro que mapeia, de forma completa, toda a história da arte da animação, de forma coesa e organizada.

Esse vazio na literatura de animação parece ter sido preenchido agora com o livro “A nova história da animação de Maureen Furniss, lançado recentemente pela Thames & Hudson. O livro é baseado nos cursos de história da animação que Furniss ministra na CalArts, onde é diretora do departamento de animação experimental.

Furniss tem um amplo conhecimento da forma de arte, tendo sido o editora do Animation Journal, membro fundadora da Society for Animation Studies, e autora de numerosos overview como Art in Motion: Animation Aesthetics and The Animation Bible. Não tem uma historiadora mais qualificada parar ter escrito esse livro.

Capa do livro A New History of Animation

Essa é a descrição do editor do livro:

“O livro orienta os leitores através da história e contexto de animação do mundo inteiro. O livro não assume nenhum conhecimento prévio do assunto e explica todos os principais conceitos técnicos, preenchendo uma lacuna no mercado, é um completo e bem pesquisado livro de história de animação, que pode ser usado por professores em escolas e universidades em todo o mundo, bem como por leitores interessados na história da evolução dessa arte.

Os tópicos abordados incluem: cinema antigo e as fundações da indústria de animação; animação como arte moderna e o surgimento dos grandes estúdios; animação durante a guerra; stop-motion; novos públicos para animação, publicidade, televisão e jogos; animação da Europa Oriental; curta-meragens; animação digital; animação japonesa e de outros lugares; e animação como uma forma de arte.

Imagem relacionada

Maureen Furniss

O livro foi editado para ser didático, com introduções e conclusões em cada capítulo, termos-chave e segue uma timeline cronológica. O pessoal do Pop Matters aponta:

“Furniss escreve em uma voz direta desprovida de discurso acadêmico tedioso.”

Além disso, o livro é copiosamente ilustrado com 460 imagens!

Comentários

comments