Motores de render: uma Visão Geral do Arnold no Cinema 4D

Você já ouviu falar sobre Render Engines (motores de render externos) para o cinema 4D? Com certeza, após esse artigo, o Arnold se tornará interessante para seu fluxo de trabalho.

Embora existam muitas opções para renderização no Cinema 4D, há 4 motores externos de render principais que você precisa conhecer: Arnold, Octane, Redshift e Cycles.

Para tanto, vamos a fundo nessas 4 ferramentas incríveis e discutiremos o porquê é vantajoso usá-las para renderizar seus trabalhos no Cinema 4D.

Neste artigo, apresentaremos o Arnold Render Engine, da Solid Angle. Se você nunca ouviu falar do Arnold ou se você está curioso para usá-lo no Cinema 4D, leia com atenção.

Alguns dos termos usados, aqui, podem soar, no mínimo, nerds e técnicas demais.

OK?

Gif via blog do School Of Motion

Afinal, o que é o Arnold Renderer?

Conforme escrito no site da Solid Angle, “Arnold é um renderizador avançado de rastreamento de raios de Monte Carlo construído para as demandas de animação e efeitos visuais”.

Traduzindo, Arnold é um motor de renderização de CPU que usa uma técnica, Monte Carlo, para renderização. Nós dissemos que este artigo é para nerds…

Isso significa que o Arnold se concentra em renderizações fotorrealistas com resultudos que você nunca obteria utilizando o renderizador padrão no Cinema 4D. Por isso, você deve considerar o uso de Arnold no futuro.

O nome da empresa (Solid Angle) diz muito sobre seu software, Arnold

O Arnold é extremamente sólido. Você pode jogar arquivos gigantescos nele sem se preocupar, pois o software não travará ou dará nenhum pau estranho. Não é a toa que o Arnold é tão usado em efeitos visuais de filmes e séries.

Arnold Render em imagem fotorrealista (via school of motion)

VANTAGENS

1 – As imagens com Arnold ficam maravilhosas

O Arnold tem uma qualidade que faz com que as imagens pareçam muito próximas da realidade. Parte disso se dá porque o Arnold é um motor de renderização imparcial. Isso significa que ele tenta imitar o mundo real, sem atalhos. Além de contar com algoritmos poderosos para calcular suas imagens.

2 – Aumente a velocidade de seu fluxo de trabalho com o IPR (Região de preview interativa)

Isso não é algo exclusivo do Arnold, no entanto, motores de render externos trazem uma infinidade de benefícios. Uma IPR é uma janela que mostra o resultado de seu render quase em tempo real. Aqui, você não precisará apertar Ctrl / Cmd-R e esperar 10 minutos para ver como sua cena está ficando.

Ao atualizar sua cena, o IPR é atualizado quase instantaneamente, aumentando exponencialmente seu fluxo de trabalho.

3 – Use o Arnold em tudo.

Se o Cinema 4D não for o único software 3D que você usa, é bem possível que você esteja usando algum plug-in da Solid Angle. Atualmente, o Arnold tem plugins para Cinema4D, Maya, 3DSMax, Houdini, Katana e Softimage.

A Solid Angle também não cobra pelo uso de plug-ins adicionais. Você pode migrar de software 3D sem precisar gastar mais dinheiro.

Palavra de escoteiro, palestrinha.

4 – O Workflow do Arnold serve para outros motores de render.

Aprender a usar o Arnold é uma ótima maneira de construir uma base sólida aplicável para outros motores de render externos. O sistema de material e shaders do Arnold usa uma terminologia comum e um fluxo de trabalho baseado em nó, que pode ser encontrado em outros motores. Ou seja, a transição para outros softwares é quase intuitiva.

Se você faz parte de uma equipe que usa o Arnold e muda de emprego para outra que usa o Redshift, notará muitas semelhanças. É como aprender a dirigir um Toyota e depois dirigir um Ford. Existem diferenças, mas é basicamente a mesma coisa.

aprender a usar o Arnold é muito divertido.

5 – O Arnold é acelerado via CPU.

PAUSA:  Antes de você correr e nos mandar e-mails sobre como sistemas baseados em CPU são lentos e tudo está migrando para GPU … Respire e leia isso antes, Jovem Padawan.

O Arnold é um motor externo de renderização baseado em sua CPU, isso significa que funciona tanto no PC como no Mac. Você pode baixá-lo agora mesmo em qualquer workstation. Se você é um usuário de mac xiita, este detalhe é especialmente importante pra você.

Usuários de Mac mudam frequentemente para PC com a finalidade de poderem usar motores de renderização baseados em GPU. Com Arnold, você não precisará fazer isso. Então, o Arnold ser acelerado via CPU significa uma grande vantagem. Oremos, irmãos.

6 – O suporte para render farm é absurdo.

Desde que o Arnold foi criado, no final dos anos 90, o número de usuários vêm crescendo assustadoramente. Isso significa que você pode encontrar uma render farm com suporte para Arnold facilmente. Se você tem um trabalho realmente complexo em mãos e render está demorando demais, você tem a opção de procurar por uma render farm e renderizar seu job no mesmo dia.

Frame do filme Guardiões das Galáxias

DESVANTAGENS

1 – A única desvantagem em se usar o Arnold?

Tal como acontece com qualquer motor de render externo, você terá que pagar. O Cinema 4D e outros softwares 3D já custam caro. Adicionar mais dinheiro nessa conta, nem sempre é algo viável. Especialmente quando se é um freelancer.

Se você é um iniciante ou ainda não está acostumado com o próprio Cinema 4D e o que ele é capaz de fazer, provavelmente você não está pronto para usar um motor de render externo.

Contudo, na data em que este artigo foi escrito, o Arnold é um motor com base em sua CPU,  em uma época em que tudo está migrando em direção ao uso das GPUs. Embora tenhamos dito que isso é um privilégio, também é um obstáculo.Pois, seu render não será tão rápido quanto poderia ser, e, em alguns casos, o melhor é procurar uma render farm, dependendo do prazo que você tenha em mãos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como posso aprender mais sobre Arnold?

O site da Solid Angle é um excelente recurso e sites como o Helloluxx e o Greyscale Gorilla oferecem soluções de treinamento e tutoriais.

Quais motores de render externos você está usando? E por que?

Deixe seu comentário aqui e vamos discutir mais.

Este artigo é uma tradução parcial do original: Render Engines: An Overview of Arnold in Cinema 4D, de Liam Clisham, via blog do school of Motion

Selecionamos outros artigos que você poderá gostar:

Comentários

comments