BLENDERHEADS, a série do Blender

BLENDERHEADS é uma série documental produzida pela Blender Foundation. O primeiro episódio já esta disponível e ela fala sobre as pessoas por trás do projeto Blender. 

Um pouco da historia do Blender

Em 1998 o estúdio holandês de animação NeoGeo Studio, cofundado por Ton Roosendaal criou uma aplicação in-house chamada Blender. Em 1998, Ton Roosendaal fundou uma nova companhia chamada Not a Number (NaN) para desenvolver e distribuir o programa, fornecendo produtos e serviços comerciais relacionados ao Blender. Em 2002, a NaN faliu e no mesmo ano foi fundada a Blender Foundation e no mesmo ano iniciou-se uma campanha chamada “Free Blender”, para arrecadar €100.000 para convencer os investidores do Blender a liberar o programa como código aberto. A campanha arrecadou os €100.000 em apenas sete semanas. O Blender foi lançado sob a GNU General Public License (GPL) em 13 de outibro de 2002.

Atualmente a Blender Foundation mantem o desenvolvimento do Blender, e vem sendo mantido por doações da comunidade, investidores de peso e vendas de materiais relativos ao Blender, no seu e-Shop.

A criação da série

A editora e diretora documentarista Maaike Kleverlaan, trabalha alocada na sede da Blender para cobrir as atividades e realizar entrevistas. O primeiro episódio se passa entre setembro e dezembro de 2022, com novos episódios sendo publicados trimestralmente.

Blenderheads segue a jornada das pessoas envolvidas no projeto Blender, documentando o processo de criação do melhor software de criação de conteúdo 3D gratuito e de código aberto. Isso vai além do design e desenvolvimento de software e se concentra na vida como parte da comunidade Blender.

Este episódio mostra a preparação para a Blender Conference, mostrando todo o planejamento e a realidade sincera dos bastidores.

Blenderheads ep. 1

O ponto chave da serie na minha opinião, é a exaltação do fator humano dentro dos processos digitais. Em tempos do hype das IAs é sempre bem vindo ver que os seres de carne e osso ainda são indispensáveis, porém a Skynet já tem mostrado os seus tentáculos rs.

Comentários

comments