AUTODESK LANÇA ATUALIZAÇÕES DE ÚLTIMA GERAÇÃO PARA FERRAMENTAS 3D

Atualizações para Maya, 3ds Max, Bifrost e Arnold aprimoram a experiência do usuário, otimizando a colaboração e o compartilhamento de dados nas equipes criativas de VFX e animação.

A Autodesk acaba de lançar atualizações para o Maya, 3ds Max, Bifrost e Arnold, adicionando fluxos de trabalho de última geração para ajudar as equipes criativas a fornecer VFX e conteúdo animado de alta qualidade.

“Seja aprimorando a experiência do usuário, simplificando fluxos de trabalho de produção virtual, integrando padrões abertos ou capacitando artistas para gerenciar projetos complexos, nosso objetivo é sempre ajudar artistas e estúdios a entregar um trabalho incrível que ultrapasse os limites do que é possível”, comentou Eric Bourque, VP , Engenharia. “Nossas atualizações mais recentes para Maya, 3ds Max, Bifrost e Arnold colocam ferramentas e fluxos de trabalho robustos e a capacidade de colaborar e compartilhar dados de forma mais transparente nas mãos de equipes criativas em todos os lugares.”

As atualizações do Maya incluem workflows de booleans aprimorados.

Maya

A atualização adiciona mais poder ao conjunto de ferramentas de animação, modelagem e rigging do Maya. Inclui uma nova integração com o ambiente de programação visual, Bifrost.

  • Unreal Live Link para Maya : Transmita dados de animação para o Unreal em tempo real com o plug-in Unreal Live Link, otimizado para produção virtual e desenvolvimento de jogos.
  • Blue Pencil 2D Drawing Tools : Desenhe esboços 2D sobre cenas diretamente na viewport de forma limpa e não destrutiva. Com base na ferramenta Grease Pencil do Maya, esse novo conjunto de ferramentas permite que os usuários esbocem poses ao longo do tempo, definam arcos de movimento, marquem fotos e adicionem anotações e comentários para revisão.
  • Melhorias na reprodução em cache : Fornece suporte de reprodução de cena mais rápido para o deformador Jiggle e o solucionador de bala.
  • Atualizações de desempenho de animação : o kit de ferramentas de avaliação agora inclui um novo modo de avaliação de invisibilidade e uma opção Reduzir a reconstrução do gráfico para fluxos de trabalho de animação. 
  • USD em todo o conjunto de ferramentas do Maya : Integra o USD no Bifrost, permitindo que o Maya seja usado em praticamente qualquer lugar onde haja uma implementação do USD em andamento. O suporte aprimorado para USD no Channel Box acelera o processo de edição para layout e montagem, enquanto o Attribute Editor facilita a distinção entre dados do USD e do Maya. Manipule grandes conjuntos de dados USD mais rapidamente com desempenho de encaixe de ponto na janela de visualização, edite atributos enquanto preserva as alterações com um novo recurso de bloqueio USD, isole ‘selecionar’ para focar onde o trabalho está sendo feito em uma cena e visualize materiais na janela de visualização com novas Suporte MaterialX.
  • Fluxos de trabalho booleanos aprimorados : crie e edite operações booleanas com menos cliques com melhorias no nó booleano e opções na pilha booleana que facilitam a edição de malhas ao vivo e a visualização de alterações nas cenas. O conjunto de ferramentas booleanas também foi expandido com cinco novas operações, proporcionando maior flexibilidade ao gerar formas complexas.
  • Ferramentas de modelagem atualizadas : Os aprimoramentos da ferramenta Retopologize aumentam a eficiência e a manipulação mais rápida de compostos de malha e melhorias de desempenho do QuadDraw.
  • Melhorias no Rigging : Rig com maior precisão usando uma nova opção de normalização do Component Editor; melhorias nos deformadores Solidify, Morph e Proximity Wrap; melhor visualização do peso do deformador; um novo menu Manage Pins para nós UVPin e ProximityPin que adiciona suporte para curvas; e suporte aprimorado de substituição de GPU.
  • Uma experiência de usuário aprimorada : novo no Maya? Comece a trabalhar mais rápido com os novos tutoriais interativos. A Autodesk também adicionou uma configuração de API de mesa digitalizadora para mesa digitalizadora sensível à pressão, atualizações do Editor de Script e suporte à janela de visualização para luzes ilimitadas. Uma experiência de renderização mais rápida com a versão mais recente do Arnold e atualizações para a ferramenta de design imersivo Create VR completam ainda mais o lançamento. 

Visite o que há de novo no Maya e confira o Maya Learning Channel para saber mais sobre as atualizações mais recentes. 

O 3ds Max agora permite processar dados de malha grandes e complexos mais rapidamente com uma nova opção de pré-processamento nas ferramentas de retopologia do ReForm.

3ds Max

As atualizações incluem novo suporte para glTF, ferramentas de modelagem flexíveis e aprimoramentos de produtividade que economizam o tempo do artista.

  • Suporte gITF : Publique ativos diretamente no gITF 2.0, o formato 3D padrão para lojas na web e online, mantendo a qualidade visual. O novo glTF Material Preview abre ativos glTF na janela de visualização para ver com precisão como eles ficarão quando exportados para diferentes ambientes.
  • Ferramentas de Retopologia 1.2 : Processe dados de malha grandes e complexos mais rapidamente com uma nova opção de pré-processamento nas ferramentas de retopologia ReForm, permitindo que os usuários gerem resultados de alta qualidade sem preparar malhas com modificadores. A atualização também possibilita a propagação de dados de malha existentes, como Grupos de suavização, UVs, Normais e cores de vértice para a nova saída de malha de Retopologia. 
  • Novas ferramentas de pivô de trabalho : novas ferramentas aprimoram os fluxos de trabalho de modelagem, animação e rigging, incluindo ferramentas para ajustar a posição e orientação de pivôs, realinhar interativamente a orientação do eixo, adicionar facilmente Pivot e Grid Helpers.
  • Aprimoramentos de backup automático : conclua tarefas com menos interrupções por meio de melhorias no sistema de backup automático e uma nova barra de ferramentas de backup automático na interface do usuário padrão.
  • Experiência de renderização mais rápida com o Arnold : o 3ds Max inclui a versão mais recente do Arnold, adicionando ferramentas para lidar com projetos complexos, personalizar pipelines e fornecer renderizações de alta qualidade.
  • Melhorias na seleção de oclusão : Gere seleções de vértices, arestas ou poli componentes ocluídos mais rapidamente, mesmo em modelos poligonais densos de milhões de triângulos.
  • Smart Extrude : O modificador Edit Poly agora inclui a funcionalidade de união/subtração de Smart Extrude de corte parcial e suporte para corte em quadras não planares e n-gons.
  • Atalhos de teclado de desembrulhar UVW : Crie e manipule dados UV mais rapidamente com novos atalhos de teclado no modificador de desembrulhar UVW.
  • Desempenho de salvamento de arquivo de cena compactado: Os arquivos de cena compactados agora são salvos duas vezes mais rápido do que antes.
  • Python 3.9 : o 3ds Max agora é fornecido com o Python 3.9.7.
  • Atualizações de filtragem por viewport : os usuários avançados agora têm acesso a novas funções no MAXScript para filtragem por viewport e podem executar uma seleção múltipla de itens na caixa de diálogo Filtragem por viewport.

Visite O que há de novo no 3ds Max para obter mais informações sobre essas atualizações.

O USD agora está integrado ao Bifrost.

Bifrost

As atualizações do conjunto de ferramentas processuais do Bifrost permitem que os artistas forneçam efeitos visuais realistas em menos tempo. O USD agora está integrado e os aprimoramentos dos solucionadores Aero e MPM simplificam a criação de simulações complexas.

  • Bifrost USD : a Descrição de cena universal (USD) da Pixar agora está integrada ao Bifrost, permitindo que as equipes apliquem as funcionalidades do Maya USD de fluxos de trabalho tradicionais ao Bifrost USD para fluxos de trabalho processuais. Use dados em USD como entradas, crie dados em USD como saídas e automatize o processamento de dados em USD para pipelines de produção de próxima geração.
    • Nós de baixo nível : Quase todos os fluxos de trabalho em USD agora podem ser implementados e automatizados no Bifrost, pois os nós de baixo nível em USD da Bifrost são a API do USD.
    • Compostos de alto nível : Bifrost USD inclui compostos de alto nível, que são úteis para dispersão e instanciação, e realizam operações comuns, como converter dados Bifrost para USD e vice-versa.
  • Aprimoramentos do Aero Solver : A ferramenta Aero se beneficia de novos aprimoramentos de mapeamento de campo, escalabilidade e estabilidade.
  • Melhorias no MPM Solver : Simule por meio de estabilidade aprimorada do MPM e atualizações do MPM Cloth. As portas automáticas interpretadas controlam os limites de rasgo, permitindo o uso de campos ou dados de vértice para marcar áreas que rasguem mais facilmente.
  • Color Picker : Controles mais interativos com uma nova ferramenta de seleção de cores, integrada ao Color Management.
  • Seleção múltipla de controles deslizantes: Ajuste vários controles deslizantes simultaneamente por meio da funcionalidade de seleção múltipla.

Detalhes completos estão disponíveis nas notas de lançamento do Bifrost e em Novidades no Maya .

O Triplanar Shader do Arnold permite projetar uma textura de todos os seis lados sem usar um mapa UV.

Arnold

Novas ferramentas para denoising consistente e de alto nível, fluxos de trabalho em USD crescentes e renderização interativa otimizada permitem que os artistas lidem com projetos complexos, personalizem seus pipelines e renderizem rapidamente.

  • OptiX 7 Denoiser : renderize resultados fotorrealistas na GPU com o OptiX 7 Denoiser da NVIDIA, que suporta eliminação de ruído consistente de vários AOVs para fluxos de trabalho de composição.
  • Triplanar Shader : Projete uma textura de todos os seis lados sem usar um mapa UV.
  • Aprimoramentos do USD : Lide com instâncias com mais eficiência com melhorias no procedimento do USD e no Hydra Render Delegate, que agora suporta sombreadores de ambiente, plano de fundo e rampa com cores vinculadas.
  • Melhorias de interatividade : Experiência de usuário otimizada ao renderizar interativamente uma cena, incluindo imagers aprimorados e shaders de atmosfera na GPU e CPU, e renderização de GPU interativa aumentada com taxas de quadros mínimas fixas ao trabalhar com cenas mais complexas.

Visite O que há de novo no Arnold para saber mais sobre as atualizações mais recentes.

O Maya, o 3ds Max e o Arnold recém-atualizados agora estão disponíveis como assinaturas independentes ou com a Autodesk Media & Entertainment Collection. O Bifrost está disponível para download gratuito como uma extensão do Maya.


Fonte: AWN | Animation World Network – Autodesk Debuts Next-Gen Updates Across Key 3D Tools
Imagem de capa via Heribert Raab

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