Quem trabalha com 3D sempre curte uma dissolução de objetos. Seja uma textura de carro mudando de cor, um objeto se transformando em outro ou o vento dissolvendo uma caveira. Dá pra criar muita coisa a partir desse efeito.

Jeremy Fernsler mostra como “trapacear” para criar o efeito de dissolução – ou desintegração – no Maya usando nParticles. O tutorial cobre basicamente tudo o que precisamos saber sobre o assunto; então se você começou ontem no Maya, será de grande ajuda.

Jeremy mostra um projeto inteiro começando por usar nParticles, Surface Emissions, Fields – assim como controlar parâmetros e compositores in-render com image maps do Maya. A técnica usada por ele é bem avançada, mas pode ser dominada mesmo por um principiante, sendo útil em várias situações em que o efeito pode ser aplicado.

Mais fontes de estudos sobre o assunto

Se o tutorial não saciou sua sede pelo assunto, e você quer se aprofundar nos conceitos mais obscuros de criar nParticles e fluids effects no Maya, aqui vai uma listinha de fontes boas pra estudar:


Fonte: Lesterbanks

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