Você que trabalha com 3D sabe que uma das técnicas mais importantes no workflow de modelagem é a retopologia. Se nunca ouviu falar disso, saiba que a retopologia consiste, basicamente, em usar um modelo high poly como base para um novo modelo otimizado, pensando agora na quantidade de triângulos, sustentação da forma e topologia para animação.

Essa etapa é extremamente técnica e minuciosa, devemos ter a preocupação com edge loops e todas outras técnicas que usamos no Poly by poly. Um bom modelador deve dominar bem ambas técnicas, pois elas são complementares.

Zbrush -> Maya -> Zbrush

Alex Cheparev postou um vídeo oferecendo alguns insights sobre o workflow de topologia. Na verdade, é um pouco mais que isso. Alex mostra como começar uma escultura no Zbrush, levá-la ao Maya para retopologia e UV, e depois voltar ao Zbrush para posteriores aprimoramentos esculturais.

Aí você se pergunta: por que eu faria algo semelhante?

Bom, trabalhar no Zbrush inteiramente pode não ser topologicamente viável. Talvez seja sensato melhorar a topologia do modelo 3D com um tipo de workflow específico, antes de continuar esculpindo os pormenores no Zbrush.

Por isso, Alex dá algumas dicas excelentes. De usar o GPU Cache no Maya para acelerar o viewport com uma malha super densa, a criar UV e usar Draw and symmetry para uma retopologia mais rápida.

É sempre bom ver aulas do Alex, pois ele manda muito!

 

Fonte: Lesterbanks

[sgmb id=”1″]

Comentários

comments