O motion e CGI no mercado de beleza e luxo

Todos nos sabemos (assim creio)que o mercado de beleza e itens de luxo movimentam bilhões de dólares mundo afora, embora a abordagem centrada no modelo estabelecida para filmes de produtos de beleza funcione para muitas marcas, as que mais impressionam são aquelas que mostram não apenas as vantagens do produto, mas como ele nos faz sentir . 

É nesta hora que a magia do CG e Motion entram em ação! Quando colocado nas mãos de profissionais competentes, as possibilidades criativas são ilimitadas. Os artistas podem conjurar ambientes sobrenaturais, experimentar elementos orgânicos ou artificiais e implantar simulações líquidas para inspirar poderosas sinestesias. 

A BELEZA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, UMA EMOÇÃO!  

Neste artigo vamos ler os relatos de cinco profissionais excepcionalmente talentosos e colaboradores frequentes da produtora Final Frontier .

A Final Frontier possui algumas subdivisões, então vamos conhecer algumas destes departamentos e seus responsáveis, pois os relatos que vamos apresentar aqui são destes artistas.

  • Playful | Diretor CriativoPablo Alfieri
  • Serial Cut | Fundador e Diretor Criativo, Sergio del Puerto
  • Frame Fundador e Produtor Executivo, Thomas Bay
  • Noisegraph | Diretor Criativo e Cofundador, Jose Gallardo
  • Ditroit | Diretor Criativo, Salvo Giunta

A ideia é brincar com os produtos, criar narrativas e visualizar emoções são a base criativa para a direção de arte usada por estes profissionais.

Qual é o processo para um filme de produtos de beleza em CG?

Motion e CG fazendo a diferença

SERIAL CUT | SERGIO DEL PUERTO

Normalmente, haverá um conceito central que o filme precisa comunicar. A partir daí, criar styleframes para aplicar texturas e iluminação ao produto e ambiente é fundamental. Esse estágio pode ser complexo e demorado, pois envolve a criação de assets de aparência realista que podem transmitir a aparência desejada. 

Após o storyboard, a animação e as simulações completam o estágio final de renderização antes do retoque, e a música fornece o acabamento final.

Você testa produtos antes de iniciar a produção do filme?

Comercial para a linha de produtos ZHIBEN

FRAME | THOMAS BAY

Sempre solicitamos uma amostra física para que possamos passar um tempo com ela, estudá-la e explorá-la. Quando devemos destilar a alma de um produto, devemos saber tudo o que é importante relacionado a ele, incluindo como ele funciona e se sente.

NOISEGRAPH | GALLARDO

É essencial ter os itens físicos. Ter o produto em mãos nos ajuda a gerar realismo absoluto em CGI e entender como a luz reflete, refrata ou interage com ela, as sombras que cria, os tons cromáticos perceptíveis e a sensação que transmite quando observada ou segurada. Os líquidos, cremes e géis também vêm com seus próprios atributos físicos únicos que precisamos entender.

Entendendo o processo criativo. Traduzindo aspectos conceituais de um produto em metáforas visuais

PLAYFUL | PABLO ALFIERI

Minha tarefa é criar analogias visuais que reforcem os atributos ou qualidades estéticas do produto. Meu processo criativo sempre envolve um caderno cheio de desenhos bosta e estranhas conexões entre palavras e conceitos, principalmente em torno de materiais e respectivas fórmulas do produto. 

Vou literalmente consultar uma enciclopédia de sinônimos e criar um vasto painel no Pinterest repleto de recursos aparentemente não relacionados. Por exemplo, sou inspirado pelo comportamento de animais e humanos e como isso pode influenciar a animação de um produto.  

Em alguns casos, os produtos precisam dançar no ar para demonstrar sua leveza, enquanto em outros precisam de uma presença ousada e dramática que exige quietude. 

DITROIT | SALVO GIUNTA:

Traduzir aspectos conceituais de um produto em metáforas visuais é uma das partes mais emocionantes do processo.  

Começamos por identificar os conceitos e características que definem a marca e o produto e depois encontramos soluções mais ou menos abstratas para os descrever. 

Primeiro faço uma lista de temas e tudo que deve ser exposto no vídeo, depois fazendo um esboço no papel tento visualizar as coisas de diversas formas até que, no final, tenho uma espécie de biblioteca de esboços que dão uma visão geral do projeto .

FRAME | THOMAS BAÍA:

Nossa abordagem é destilar a alma ou o DNA de um produto até seu princípio básico e depois visualizá-lo artisticamente como um filme. É extremamente gratificante examinar as camadas da razão da existência de um produto para atingir sua história central absoluta, que visualizamos da maneira mais simples, nítida e focada possível.

NOISEGRAPH | JOSE GALLARDO:

Trabalhamos sempre desde a origem e o ‘porquê’ de um produto. 

Compreendê-lo é fundamental para desenvolver uma linha conceitual que nos diga sua essência, pois a partir daí fica muito mais fácil estabelecer metáforas que nos conduzam aos lugares com os quais o público pode se identificar.

SERIAL CUT | SERGIO DEL PUERTO:

Os três pontos-chave que sempre consideramos são realismo, estética e emoção.  

  1. Por meio de iluminação, texturas e simulações, o filme deve parecer crível.  
  2. Deve ser esteticamente agradável e transmitir uma sensação de beleza, o que envolve a criação de um estilo visual consistente, paletas de cores e composição.  
  3. Finalmente, o filme deve evocar emoções no público, o que requer uma narrativa convincente e inesperada.

O mercado de beleza e luxo esta ai para ser explorado pelas infinitas possibilidades que o Motion e CG proporcionam, além de ser uma fonte interessante para pegarmos referencias.

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