Between Lines, por dentro do projeto

Between Lines é um projeto apaixonante realizado por mais de 40 mulheres criativas de todo o mundo. A história de bullying no ensino médio contada em animação movida a poesia, foi lançado em janeiro de 2023.

Primeiramente, vamos conhecer as 3 amigas que se juntaram para dar vida e dirigir este fantástico projeto colaborativo que aborda um tema tão sensível.

As 3 amigas

As 3 amigas
(Esquerda) Rebekah Hamilton (Meio) Taylor Yontz (Direita) Sarah Beth Morgan

SARAH BETH MORGAN: DIRETORA EM BETWEEN LINES | CLEVELAND, OHIO

Sarah é uma diretora de animação e ilustradora freelancer de Cleveland. Apesar de ser originalmente dos EUA, ela cresceu na Arábia Saudita, o que ajudou a ampliar minha perspectiva de mundo.

TAYLOR YONTZ: DIRETORA DE ANIMAÇÃO EM BETWEEN LINES | NASHVILLE, TENNESSEE 

Taylor é diretora de animação e animadora freelancer em Nashville. Ela disse que quando assistiu ao filme “Procurando Nemo” aos 13 anos, se apaixonou pela narrativa feita com animação de personagens em 3D. “Eu sempre desenhava, escrevia contos e histórias em quadrinhos, e comecei a fazer animação no ensino médio.”

REBEKAH HAMILTON: PRODUTORA DE BETWEEN LINES | NASHVILLE, TENNESSEE 

Rebekah é uma produtora sênior. Ela estudou engenharia de áudio na faculdade, mas após a formatura, começou a aprender sozinha como editar e animar. Depois de liderar uma equipe de designers e animadores dentro do setor de broadcast, ela se sentiu atraída pelo lado da produção.

Between lines e suas motivações

Segundo Sarah Beth, Between Lines é um curta-metragem de animação de 3 minutos centrado em uma experiência que ela teve com o bullying em 2005.

No entanto, qualquer um pode ser intimidado – independentemente de raça, gênero, etnia, classe ou localização no mundo. Por meio deste filme, quero que os outros saibam que não estão sozinhos e que vejam sua história validada por meio de visuais concretos. Quero acertar os espectadores deste filme com uma empatia profundamente enraizada e angustiante. E quero que as pessoas que passaram por isso saibam que não estão sozinhas.

A equipe por trás do seu projeto

A equipe de Between Lines

Sara Beth falou que a equipe é formada por quase 40 mulheres incrivelmente talentosas em animação, design, roteiro e produção de áudio/música. Além disso, trabalhar com uma equipe internacional tão grande nos permitiu lançar uma ampla rede em termos do que todos trouxeram para a mesa. Por isso, tínhamos animadores cel, compositores em After Effects, artistas e animadores de desenvolvimento de visual 3D, designers, uma poeta, uma compositora musical, uma engenheira de áudio e até uma equipe de cordas que gravou uma trilha sonora personalizada para o filme. O talento coletado nos deixa absolutamente perplexas toda vez que falamos sobre isso.

Conheça a equipe.

A arte imita a vida

Sarah Beth – Comecei a trabalhar na ideia deste filme depois de fazer terapia por experiência própria. Ocasionalmente, compartilhei minha história de bullying com meus amigos adultos e muitas vezes fiquei surpreso ao saber que muitos deles haviam passado por algo semelhante.

Foi quando comecei a perceber que o bullying na escola, principalmente por meio de fofocas, isolamento e exclusão é extremamente comum. Mas por que ninguém fala sobre isso? Sempre parecia estar enterrado no passado. Senti-me atraída por criar algo que pudesse conectar nossas histórias coletivas e, quando comecei a procurar pessoas da indústria para obter apoio criativo, descobri que o roteiro e a ideia realmente ressoavam com eles devido a seus próprios traumas.

Embora tenha me entristecido o fato de muitos terem sofrido bullying, foi extremamente revigorante poder me conectar em um nível mais profundo e começar a curar velhas feridas.

O Workflow de Between Lines

Sarah Beth – A parte mais complicada foi garantir que honraríamos o tempo das pessoas. Como esse era um projeto de paixão e de baixo orçamento, fomos sensíveis em garantir que todos se sentissem respeitados e considerados no trabalho que estávamos pedindo que fizessem, entendendo que elas tinham empregos em tempo integral e vidas pessoais para conciliar. Conseguimos isso dando às pessoas tarefas que realmente as entusiasmaram por um longo período. Só checávamos com elas mensalmente, para não incomodá-las demais. Se alguém precisasse se afastar, reatribuíamos essa tarefa a outra pessoa. Se o tempo e os recursos parecessem escassos, começaríamos a procurar expandir um pouco mais a equipe.

O objetivo era criar um ambiente de baixa pressão enquanto ainda avançava com o projeto, então usamos todos os truques de produção que pudemos pensar para conseguir isso. 

Taylor Yontz – Ficamos conectados por meio de hangouts virtuais semirregulares e um grupo da equipe, onde conversamos sobre o projeto e a vida em geral. Foi ótimo para camaradagem e nos permitiu trabalhar em diferentes fusos horários e também nos tornarmos amigas de longa distância! A produção aconteceu durante o pico da Covid, o que, claro, nos deu um grande obstáculo. 

Sarah Beth e eu tentamos dar feedback a todas alguns dias depois que as artistas enviam atualizações, e Rebekah fez um ótimo trabalho em nos manter no caminho certo com prazos vagos e muito estendidos. 

Processo criativo

Processo criativo
Storyboard

Sarah Beth – Between Lines começou em 2019 com uma pequena equipe de 1 (adivinha quem!) Que rapidamente cresceu para mais de 30. Mas, antes de contratar alguém, eu queria criar uma apresentação visual e escrita convidativa para me conectar com membros da equipe em potencial, então comecei por criar uma apresentação do Google Slides que incluía o roteiro poético (escrito por Nirrimi Firebrace ), um storyboard rudimentar e um ou dois styleframes. Até pedi à incrível Jennifer Pague que criasse uma composição musical inicial baseada em uma lista de reprodução do Spotify que coletei para apresentar o clima geral do filme.

Taylor Yontz – Como esse era um projeto de grande paixão para todas, queríamos garantir que cada artista trabalhasse nas imagens de uma maneira que as motivassem e ampliassem suas forças criativas. A única regra real para cada imagem era que ela deveria acabar parecendo com o estilo final. Isso significava que tínhamos animadores trabalhando em vários softwares para finalizar as animações. Usamos After Effects, Cinema 4D, Harmony, TVPaint, Adobe Animate, Photoshop e até Procreate.

Aproveitem e curtam o curta

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