As novidades do Blender 3.6 LTS- pt1

Salve, salve nação blenderiana! E temos o lançamento da nova versão do nosso amado Blender. A versão 3.6 é uma versão de tempo de suporte estendido (LTS) e terá suporte até junho de 2025, garantindo atualizações regulares para correção de bugs e melhorias de estabilidade.

Pra variar tivemos melhorias substanciais e novidades que sempre o sistema de nodes traz pra gente. Então vamos conferir o que tem de novo.

Nodes de simulação 3.6

Nesta nova versão do Blender foram criados novos nodes voltados para a simulação. Estas simulações são perfeitas para criar toda a dinâmica da física atuando sobre um objeto.

A simulação é baseada em Geometry Nodes, e claro, foram acrescentados novos nodes para estas aplicações. Todas as simulações são feitas de forma procedural, de forma bem parecida como ocorre no Houdini.

Também podemos dar aquela “cozinhada” em nossas simulações, uma janela de bake foi acrescentada para a alegria do nosso preview.

Pelo visto o próximo passo do Blender é entrar na pipeline dos estúdios de VFX. Alguns arquivos foram disponibilizados para teste da versão 3.6.

Novidades no Cycles dentro do Blender 3.6

Agora grandes arquivos com GN pesados, estão sendo carregados no Cycles de maneira muito mais rápida. A velocidade de sincronismo aumentou de forma absurda. Então desta forma, a renderização pode começar mais rapidamente após a geometria ser alterada ou alternar para a exibição renderizada.

Vamos ver alguns números que demonstram esta velocidade.

Até 60x mais rápidos para copiar atributos de malha.

10x mais rápido para objetos curve.

9x mais rápido ao carregar point clouds.

4-6x mais rápido ao carregar malhas grandes.

O recurso Light Tree introduzido no Blender 3.5 agora é muito mais rápido graças ao suporte multi-threading e instanciamento . Em um teste no Apple M1 a construção de Light Tree foi feita 11 vezes mais rápida graças ao multi-threading.
O Light Tree pode ser criado em uma cena com muitas instancias, até 90 vezes mais rápido.

O suporte para aceleração ray-tracing foi adicionado para placas gráficas AMD e Intel. Será que veremos o fim do domínio Nvidia?

Um suporte experimental para aceleração ray-tracing para hardware AMD usando  HIP RT faz parte do novo sistema, com isso as GPUs das séries RX 6000, RX 7000, W6000 e W7000 tiveram uma melhora substancial em seu desempenho.

Limitações conhecidas:

  • Somente Windows, pois o HIP RT ainda não suporta Linux.
  • Degenerate triangles podem causar travamentos ou baixo desempenho.
  • As sombras no cabelo não são renderizadas com precisão

O Blender 3.6 veio para revolucionar a indústria 3D, e no próximo artigo iremos falar sobre as outras novidades.

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