Blender 3.4 e suas novidades-Parte 1

Salve salve Blenderianos! Neste artigo iremos ver as novidades do magnífico Blender 3.4, que como de costume não decepcionou. Temos novidades no Cycle, escultura, Grace Pencil, edição UV,novos nodes e etc. Nesta primeira parte iremos abordar as melhorias do Cycles e da máscara automática do modo de escultura.

Cycles mais poderoso

O Path Cuiding ajudando no render de cenas cáusticas simples.
O Path Guiding ajude a renderizar cenas contendo cáusticas simples, cena by Andy Goralczyk

O Blender 3.4 integra a Open Path Guiding Library da Intel , adicionando suporte para Path Guiding na CPU. Esse recurso melhora a qualidade de amostragem do Path Guiding, pois reduz o ruído em cenários de iluminação complexos, por exemplo, quando uma sala é iluminada pela luz que entra por uma pequena fresta na porta .

Durante a renderização, o Path Guiding aprende de forma aproximada a distribuição de luz da cena (direta e indireta). Essas informações são usadas para guiar caminhos em direções importantes que as vezes não são bem exploradas usando métodos de amostragem direcional padrão.

Grandes resultados sem interferir no tempo de render.
Renderização de tempo igual sem e com guia de caminho, cena de Jesus Sandoval

O Path Guiding está disponível apenas para renderização via CPU e é suportada para superfícies com BSDFs difusos e volumes com espalhamento isotrópico e anisotrópico.

Além do Path Guiding, temos também o Attribute Node que permite acessar atributos de instância de Geometry Nodes e um novo modo para acessar os atributos da Camada de visualização, cena ou mundo atual.  

Também foi implementada uma nova amostragem, onde foram adicionadas os padrões Sobol-Burley e Multi-Jitter Progressiva Aprimorada.

Renderização de tempo igual sem e com guia de caminho, cena do Alasca

Nova opção de Bake para criar efeitos especulares da visualização da câmera ativa. o que pode ser útil em texturas que serão visualizadas de uma posição fixa ou com movimento de câmera limitado.

Atualização dos drivers de vídeo, Intel Arc no Windows para corrigir falhas na interface do usuário, AMD HIP no Linux, atualize para ROCm 5.3 ou mais recente para corrigir problemas com texturas em placas gráficas Vega e RDNA1 e Apple Metal, a renderização de GPU Intel agora é suportada a partir do macOS 13.

Máscara automática

Máscara do operador Cavity usando as configurações padrão.
Máscara do operador Cavity usando as configurações padrão.

A máscara automática ganhou novos métodos, e agora podemos mascarar automaticamente por cavidade, ponto de vista e área.

Em vez de criar manualmente uma máscara de cavidade, essa opção de mascaramento automático fornece uma maneira mais rápida de pintar e esculpir com o Cavity.  Com os controles “Inverted”, “Factor”, “Blur” e uma “Custom Curve” podemos ter infinitas possibilidades de ajustes com a máscara de cavidade.

O uso do controle Blur na máscara
O uso do controle Blur na máscara

Além da máscara automática, o modo de escultura ganhou atributos de reprojeção mais rápidos usando o Voxel Remesher, melhorias de desempenho ao não usar Face Sets e Masks, a pintura de peso e vértice usará toda a pilha de modificadores se não produzir alterações na topologia e conjuntos de faces agora são opcionais, o que significa que objetos primitivos não têm um atributo Conjunto de faces por padrão.

E a cada atualização o Blender vem mostrando todo o seu poder!

No próximo artigo iremos falar sobre as melhorias da edição UV, Geometry Nodes e os novos recursos do Grease Pencil. Agora a pergunta de um milhão, você já se converteu ao Blender? Se ainda não, passe aqui no Templo de Blender e entregue seu coração!

Imagens retiradas do site do Blender

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