CONFIRA OS 5 PRINCIPAIS RECURSOS DO BLENDER 3.0

É isso, o fim de uma era, o início de uma nova. O Blender 2.0 foi anunciado na Siggraph 2000, o que significa que o salto gigante do Blender para o 3.x demorou 21 anos. O Blender veste este novo dígito como um símbolo de conquista, mais poderoso e maduro do que nunca, carregado nos ombros da Blender Foundation, milhares de contribuintes, milhares de apoiadores do Fundo de Desenvolvimento e milhões de usuários em todo o mundo.

Aqui está uma olhada nos cinco recursos principais (e mais alguns) que se destacaram nesta versão mais recente, mas é altamente recomendável verificar as notas de versão e a visão geral da versão para uma para conferir todos os novos recursos incríveis disponíveis agora ao nosso alcance!

1. Cycles X

O Cycles X é uma das maiores conquistas do Blender 3.0: A grande reescrita do renderizador de produção de path tracing de 11 anos de idade chegou ao seu lançamento e os resultados são de tirar o fôlego.

Aumento maciço de desempenho

Graças à reescrita, a renderização no Cycles é 2 a 8 vezes mais rápida em cenas do mundo real fora da caixa na GPU! Os tempos de compilação do kernel foram drasticamente reduzidos para Optix, que agora também oferece suporte a ray-tracing de hardware para baking. O suporte ao Open CL foi retirado devido a bugs de driver e ao padrão OpenCL estagnado, mas outros fornecedores de hardware imediatamente entraram no tempo de desenvolvimento para trazer de volta o suporte de renderização de GPU com suas APIs, incluindo AMDs HIP que acabou de chegar ao lançamento 3.0, com a Apple seguindo com o Metal, esperado para estar pronto para o próximo lançamento.

Benchmarks de desempenho de renderização em Optix
Benchmarks de desempenho de renderização em HIP

Essas melhorias de desempenho não são exclusivas para velocidades de renderização, com a viewport se tornando cada vez mais responsiva graças a várias melhorias.

Novas Ferramentas de sampling

Esse aumento de desempenho é acompanhado por um redesenho da interface do usuário de sampling e das configurações padrão, para refletir a sampling adaptativa aprimorada e ocupar o centro do palco como a forma preferida de usar os ciclos. Agora existem predefinições separadas para viewport e render sampling, e uma nova opção de limite de renderização baseada em tempo foi adicionada.

Novo painel de sampling do Blender 3.0, com sampling adaptativa renovada e a inclusão de Distance Scrambling, entre outras coisas

Uma nova configuração de Scrambling Distance foi adicionada e pode ser encontrada no painel Advanced, com esse recurso controlando a quantidade de correlação entre pixels e potencialmente aumentando o desempenho em algumas cenas.

PMJ com SD definido para 1 – 80 segundos em definição 1024
PMJ com SD definido para 0 – 80 segundos em definição 1024

O exemplo acima mostra o ganho potencial de desempenho, mas também destaca uma das advertências da Scrambling Distance: Quando aumentado (ou diminuído, neste caso) para valores extremos, como 0 neste teste, artefatos podem começar a aparecer, como nos ombros do personagem. Um recurso de Scrambling Distance automático ajuda a mitigar isso.

Denoising

O Denoising foi muito melhorado no OpenImageDenoise, com a biblioteca de denosising AI sendo atualizada para a versão 1.4, que inclui pré-filtragem, melhorando muito a preservação de detalhes. A redução de ruído no volume também foi melhorada graças ao ajuste do albedo auxiliar e normal passes.

Shadow Catcher

O sistema Shadow Catcher foi totalmente reescrito, e agora pode lidar totalmente com luz indireta colorida e emissão por meio da nova passagem Shadow Catcher.

O pass shadow catcher agora deve ser multiplicado com o background, fazendo uso de sua nova cor encontrada e precisão de luz

William Leeson lançou recentemente um post no blog Blender Developers descrevendo o status do projeto Cycles X sete meses depois para ler mais sobre todos esses novos recursos e muito mais.

2. Geometry Nodes Fields

Geometry Nodes tem sido o assunto do momento sobre construção procedural desde que foi lançado com o Blender 2.92. Este lançamento contém um Geometry Nodesm ampliado e re-imaginado com o conceito de “Fields” na vanguarda deste redesenho. O novo sistema promete ser ao mesmo tempo mais acessível e mais flexível do que o sistema de atributos anterior (que tendia a render árvores de nodes muito lineares), e permitiu a portabilidade de nodes de textura do editor de shader, entre outras coisas.

O lançamento do 3.0 vindo logo após o nodevember significa que conseguimos ter um vislumbre do poder do novo sistema antes do lançamento, com fields sendo aproveitados para criar incríveis obras de arte procedurais. A equipe do Geometry Nodes fez um trabalho impressionante no redesenho: Mais de cem nodes já foram adicionados ao novo sistema!

Todos os nodes de curvas adicionados no Blender 3.0

Confira as notas de lançamento para uma lista extensa de todos os nós e funcionalidades adicionadas, ou a série de tutoriais de Erindale sobre o novo sistema de campos de nós de geometria abaixo:

3. Asset Browser

O tão aguardado Asset Browser faz sua estreia oficial com o Blender 3.0! Anteriormente oculto sob uma tag experimental no Blender 2.93, o novo editor chega aos holofotes com esta última versão, oferecendo a capacidade de criar, gerenciar e usar assets armazenados localmente, incluindo materiais, ambientes, objetos e muito mais.

O Asset Browser oferece a capacidade de arrastar assets armazenados para a cena

O novo Asset Browser também foi estendido para um novo sistema de biblioteca de poses, tornando-o acessível e utilizável a partir do painel N, e tornando as poses sempre prontamente acessíveis para uso. Sybren Stüvel fez uma extensa postagem no blog do Blender com uma visão geral do novo sistema Pose Library 2.0,

O Asset Browser ainda está em forte desenvolvimento, com muitos novos recursos experimentais já entrando no Blender 3.1 alpha.

4. Animação: Pose Sliding / In-Between Tools

O departamento de animação gostou muito deste lançamento do Blender, com a atualização da biblioteca de poses mencionada, a adição de novas constraints e funcionalidade de constraints, novos conjuntos de teclas e muito mais. Dois novos recursos merecem uma menção especial:

Ferramentas de In-Betweens

A ferramenta In Betweens foi aprimorada e agora todos usam a mesma ferramenta deslizante apresentando uma indicação visual da porcentagem de blending/pushing aplicada, além de várias outras melhorias de usabilidade.

Pose Sliding Operator

O novo Pose Sliding Operator pode ser encontrado em Pose> In-Betweens> Blend to Neighbour, e permite mover a pose atual para a esquerda ou direita da pose, permitindo arrastar poses para o meio sem perder a pose atual.

5. Atualização da IU

O tema padrão do Blender foi atualizado para comemorar o lançamento deste marco. Os recursos de temas do Blender também foram aprimorados, com muitos novos parâmetros de tema sendo expostos e personalizáveis.

O tema atualizado do Blender 3.0 inclui o uso de formas mais redondas, demarcações de painel mais claras e muito mais

Os editores de nodes receberam algumas das mudanças mais notáveis, com a adição de noodles coloridos, uma grade de pontos, linhas tracejadas para conexões de fields, a remoção do fundo verde ao entrar em um grupo de nodes e a reformulação dos temas para melhor contraste e legibilidade.

Mas espere: tem mais …

Além de reescrever e nivelar um renderizador de produção comprovado pela indústria, redesenhando o futuro procedural e nodal do Blender, adicionando um novo editor Asset Manager, atualizando as ferramentas de animação e atualizando a IU, a equipe de desenvolvimento do Blender conseguiu ir além nesta liberação:

Novos modifiers do Grease Pencil

Entre uma série de outras atualizações e novos recursos, a equipe do Grease Pencil adicionou dois novos modifiers:

O modifier Layer Length:

GPencil Length.png

O modifier Dot Dash:

GPencil Dash.png

Importação de USD

A importação de USD chega a este lançamento, seguindo o exportador de USD que o fez desde o Blender 2.82.

Combine o aumento de desempenho de leitura e gravação de arquivos

As atualizações de desempenho do Blender 3.0 não estão limitadas à renderização: Ler e escrever .blends compactados se tornou muito mais rápido, ao custo de quebrar a compatibilidade com versões anteriores para arquivos compactados. A abertura de um arquivo .blend com milhares de blocos de dados da mesma biblioteca também foi muito melhorada.

Economizando tempoDescomprimidogzipZstdAlterar gzip para Zstd
2,81 splash0.12s9h300.46s-95%
2,92 respingo0.12s11.03s0.82s-94%
Floresta Ember0.05s2.57s0.19s-92%
Sr. Elefante0.06s2,19s0.23s-89%
Tempo de carregamentoDescomprimidogzipZstdAlterar gzip para Zstd
2,81 splash0.23s1.36s0,33s-75%
2,92 respingo0,22s2,23s0.82s-63%
Floresta Ember0.09s0,58s0.19s-66%
Sr. Elefante0.09s0,59s0.19s-66%
Tamanho do arquivoDescomprimidogzipZstdAlterar gzip para Zstd
2,81 splash386 milhões334 milhões334 milhões0%
2,92 respingo380 milhões291 milhões284 milhões-2%
Floresta Ember105M71 milhões65M-8%
Sr. Elefante112 milhões66 milhões63M-5%

Navegação VR melhorada

O add-on VR Scene Inspection do Blender foi atualizado para incluir a capacidade de visualizar as entradas do controlador, bem como usar as entradas do controlador para navegar (teleport/fly/grab) pela cena.

Links 


Fonte: blendernation.com – Check out the five key features in Blender 3.0

Comentários

comments