Retopologia com Blender: Novas Ferramentas 

A retopologia de modelos 3D é uma técnica poderosa para conseguir manipular e adaptar modelos mais complexos, com grande número de polígonos, para outra versão mais simples com as mesmas características. Além de fazer essas versões se adaptarem aos mais exigentes motores de jogos. Essa é uma técnica muito usada em ferramentas de escultura para trabalhar com a topologia de objetos mais orgânicos.

Ou então, em breves palavras, é quando pegamos um modelo que foi esculpido e deixamos sua malha mais amigável para trabalhar-se tanto no quesito de texturas como de animação.

Se você não sabe o que é retopologia, sugiro que assista o vídeo abaixo:

Quando falamos de modelagem 3d, existe ainda uma distância abissal entre o que chamamos de Low e High Poly, a Escultura Digital, apesar de agregar muito no quesito beleza deixa a desejar no quesito utilidade. Assim, a retopologia passou a ser um processo comum na vida dos artistas para Games e Animação e também uma dor de cabeça pelo tédio do trabalho. Graças aos bons deuses da computação, este trabalho vem se tornando mais suportável com a criação de ferramentas como o 3D Coat, Topo Gun, entre outras. Dessa vez foi o Blender que nos trouxe as novidades.

Expandindo seu workflow como software opensource e gratuito, o Blender agora traz dois plug-in’s interessantes para a retopologia, ambos pagos, mas a gratuidade do software compensa os valores. O Polystrips e o Contours, são duas ferramentas complementares criadas pelo mesmo grupo (CG Cookie). O primeiro serve para a criação de loops e o segundo para preenchimento de malha. Ambas trabalham juntas e podem ajudar significativamente no processo de retopologia para a criação de Edge Loops e redução de malha.

O diferencial está na simplicidade e eficiência facilitando a criação de retopologias de forma rápida. Claramente, ainda requer um trabalho braçal, mas longe das tragédias do processo quad-a-quad que deprimiam muitos modeladores.
O fato de você poder fazer a retopo em um editor 3D faz toda a diferença para manipular a malha e otimizar resultados, coisa que era impossível com o Coat ou Topo Gun e no ilusivo Z-Remesh. Enquanto a Pixologic não lança a nova versão do Z-Brush como ferramenta mais consistentes de modelagem poligonal, a retopologia do Blender com Contours e Polystrips é provavelmente uma das melhores opções do mercado.

Veja algumas novidades que estas ferramentas trazem:

1 – Alinhamento automático de objetos em uma superfície

As ferramentas Contornos e Polystrips geram automaticamente qualquer geometria colocando-as em uma superfície existente e encaixa a nova malha na superfície que ser quer. Isso significa que você nunca precisará se preocupar mais com a sua malha conforme o modelo original. Além disso, toda geração de malha é quad-based e as ferramentas são modais, criando um fluxo de trabalho muito interativo.

2 – Contourns: ajusta a retopologia baseadas em traços para formas cilíndricas

A ferramenta Contornos oferece uma maneira rápida e fácil de lidar com formas cilíndricas. Por exemplo, para formas orgânicas, como braços, pernas, tentáculos, caudas, chifres, etc. A ferramenta trabalha desenhando traços perpendiculares nestas superfícies para definir o contorno da forma. Imediatamente após o desenho do primeiro traço, é gerada uma malha de visualização, mostrando exatamente o que você quer.

3 – Polypen: cria vértice a vértice lhe dando controle absoluto dos mesmos.

O Polypen fornece tudo o que você precisa para uma rápida retopologia em cenários onde você precisa de controle absoluto de cada posição de vértice (por exemplo, modelos de jogos de Low poly). Esta ferramenta permite inserir vértices, aplicar extrude às bordas, preencher rostos e transformar a geometria subsequente em uma única ferramenta, isso tudo em apenas alguns cliques.

4 – Polystrips: quad strips para fluxo de topologia complexa

A ferramenta Polystrips fornece maneiras rápidas e fáceis de criar loops de seleção nas faces de modelos ou personagens mais complexos. Por exemplo, se você precisa retocar um rosto humano, criaturas ou qualquer outro complexo orgânico, esta ferramenta pode economizar muito de seu tempo.

O Polystrips funciona como se fosse traços de desenho feitos à mão adaptados à objetos de alta resolução. Os traços são instantaneamente convertidos pequenas tiras de polígonos, que podem ser usadas para mapear rapidamente o fluxo de topologia de um personagem.

5 – Tweak, Loop Cut, Loop Slide

Além das ferramentas de criação de polígonos, Polypen e Polystrips, o RetopoFlow também inclui poderosas ferramentas de edição para refinar sua malha.

Tweak: ajusta facilmente ou suaviza a geometria através de pincéis
Loop Cut: insere um novo Loop Cut durante um loop de rosto, encaixando automaticamente na superfície desejada.
Loop Slide: desliza qualquer loop de borda ao longo da superfície desejada.

Este artigo é uma adaptação livre do original publicado no blog blendermarket.com

 

Comentários

comments