Atalhos fundamentais de Cinema 4D

Já falamos aqui no Layer Lemonade o quão importante são os atalhos de teclado em qualquer software. Tão importantes que merecem  medidas drásticas. Agora selecionamos os atalhos fundamentais de Cinema 4D para você, iniciante ou não, memorizar e se resguardar. A lista pode parecer modesta, mas não se engane, há atalhos aqui que se usados diariamente podem salvar sua deadline.

  • G ou F – para avançar e retroceder frame-a-frame.
  • Shift+G ou F – vai para o fim ou início da timeline.
  • Barra de Espaço –  para revezar entre a ferramenta atual e a última usada.
  • S – para trazer o objeto selecionado ao foco do viewport.
  • H – para todos os objetos da cena ficarem em foco no viewport.
  • C – tornar um objeto editável.
  • Enter – altera entre o Point mode, Edge mode, ou Polygon mode quando seu cursor estiver sobre o viewer.
  • F1, F2, F3, F4 – altera entre os diferentes tipos de viewport.
  • Ctrl+Tab – faz com que qualquer tipo de viewport se torne full.
  • W – muda o sistema de coordenadas para world ou object.
  • Alt+B – faz um render preview.
  • Alt+D – desligar ou ligar a visibilidade dos eixos X,Y,Z no viewport.
  • Ctrl (Cmmd) +Shift+Z – desfaz movimentos especificamente da câmera.
  • Q – para ligar ou desligar o HyperNURBS do objeto selecionado.
  • L – para ativar ou desativar o modificador dos eixos (axis).
  • Ctrl (Cmmd)+B – abrir janela com as configurações de render.
  • Shift+C – ativa uma caixa de diálogo onde se pode digitar um nome ou palavra chave e buscar uma ferramenta ou função.
  • Ctrl(Cmmd)+Z – por que nem tudo que se faz dá certo de primeira.
  • Botão direito do mouse – acesso ao menu de contexto sensitivo.
  • Ctrl(Cmmd)+D – configurações do projeto.
  • Shift+V – configurações do viewport.
  • 1, 2, 3 – altera entre os diferentes tipos de movimentos de câmera e posicionamento na cena: pan, zoom e rotação.

Curtiram? Tem algum atalho que vocês acham imprescindível no C4D e que deixamos passar?

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