O essencial em atalhos de teclado no Cinema 4D

Se há algo que repetimos aqui nos posts do Layer Lemonade, é o quão importante são os atalhos de teclado em qualquer software. Tão importantes que merecem  medidas drásticas (usar macro keys, por exemplo). 

Assim, fizemos um apanhado dos atalhos essenciais do Cinema 4D para você, iniciante ou não, memorizar e se resguardar. A lista pode parecer modesta, mas não se engane, há atalhos aqui que se usados diariamente podem salvar sua vida.

Além disso, acrescentamos à nossa lista, o divertido vídeo Top 5 Keyboards Shortcuts C4D, feito pelo Motion Designer Daniel Danielsson. 

  • G ou F – para avançar e retroceder frame-a-frame.
  • Shift+G ou F – vai para o fim ou início da timeline.
  • Barra de Espaço –  para revezar entre a ferramenta atual e a última usada.
  • S – para trazer o objeto selecionado ao foco do viewport.
  • H – para todos os objetos da cena ficarem em foco no viewport.
  • C – tornar um objeto editável.
  • Enter – altera entre o Point mode, Edge mode, ou Polygon mode quando seu cursor estiver sobre o viewer.
  • F1, F2, F3, F4 – altera entre os diferentes tipos de viewport.
  • Ctrl+Tab – faz com que qualquer tipo de viewport se torne full.
  • W – muda o sistema de coordenadas para world ou object.
  • Alt+B – faz um render preview.
  • Alt+D – desligar ou ligar a visibilidade dos eixos X,Y,Z no viewport.
  • Ctrl (Cmmd) +Shift+Z – desfaz movimentos especificamente da câmera.
  • Q – para ligar ou desligar o HyperNURBS do objeto selecionado.
  • L – para ativar ou desativar o modificador dos eixos (axis).
  • Ctrl (Cmmd)+B – abrir janela com as configurações de render.
  • Shift+C – ativa uma caixa de diálogo onde se pode digitar um nome ou palavra chave e buscar uma ferramenta ou função.
  • Ctrl(Cmmd)+Z – por que nem tudo que se faz dá certo de primeira.
  • Botão direito do mouse – acesso ao menu de contexto sensitivo.
  • Ctrl(Cmmd)+D – configurações do projeto.
  • Shift+V – configurações do viewport.
  • 1, 2, 3 – altera entre os diferentes tipos de movimentos de câmera e posicionamento na cena: pan, zoom e rotação.

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