fbpx

Dois dos maiores problemas quando se trabalha com animação ou motion 3D são o tempo de render e a resposta do playback. Quem se arrisca no C4D sabe que, obrigatoriamente, deve possuir o mínimo de hardware para ter uma desenvoltura ao menos razoável, pois, diferentemente do After Effects, fazer correções em cenas 3D são um processo terrível e muitas vezes desestimulante.  

Para optimizar seu playback é importante reduzir o número de objetos na cena e a quantidade de polígonos dos objetos dessa cena. Lembre-se de que mesmo que um objeto não esteja no quadro da câmera, ainda continua sendo calculado no preview. Quando possível, esconda objetos fora de quadro, ou use render instances para reduzir o consumo de memória.

Optimizando cenas no Cinema 4D

Primitivos, por padrão, carregam polígonos em demasia | via Hellolux

A maioria dos parâmetros-padrão de objetos, especialmente primitivos, são muito altos e adicionam uma quantidade desnecessária de polígonos em seus projetos. Se não há uso de deformers em determinados objetos, faça um favor a si mesmo e reduza ao máximo a contagem de polígonos. Quanto menos, mais rápido será seu playback.

Já os culpados por retardar o processo de render são, na maioria dos casos, os parâmetros que deixam a cena vistosa (e quando nos referimos a render queremos dizer não só o render final, mas o render preview também). Global Illumination, sub-surface scattering, area shadows e efeitos de desfoque (sejam aplicados em câmeras ou texturas); todos impactam de forma negativa seu tempo de render, fazendo com que a visualização de um simples frame demore minutos.

Optimizando cenas no Cinema 4D

Render preview em baixa qualidade: feios de se ver, mas breves de se gerar. | via Hellolux

O truque aqui é achar um workflow que acelere seu render preview. Esqueça o render final por um momento e se concentre na velocidade com que pode enxergar o que está fazendo, bem como corrigir aquilo que não gostou. Com parâmetros baixos na hora de renderizar, talvez o preview pareça ridículo, mas oferece um feedback rápido facilitando justamente o processo de desfazer lambanças.bridesmaid dresses NZ

Uma vez que estejamos satisfeitos com a totalidade da cena, aí sim se pode aumentar os parâmetros de render, agora tendo em vista o render final. A sacada nesse ponto é malandrear os parâmetros de forma a livrar o projeto de ruídos e distorções. Achar um meio termo entre tempo de render e qualidade de imagem é a grande arte do 3D. Por isso é válido lembrar que parâmetros nas alturas não significam, necessariamente, imagens com boa qualidade; a palavra de ordem aqui é meio-termo.

Gastar algum tempo compreendendo esses quesitos pode acelerar sua produtividade e permite que se foque mais em criatividade e menos em técnica.

O Helloluxx fez um tutorial mostrando como optimizar cenas no C4D. É um processo dos mais importantes, e muitas vezes negligenciado pela galera da área. Vale a pena dar uma conferida.


Fonte: Helloluxx

imagem do topo | Crystal by Daniel Ahrens

Comentários

comments