O NVIDIA iRay é um motor de renderização path-tracing via GPU planejado para interactive rendering e final frame. Will Braithwaite, Sênior de Engenharia Apliacada da NVIDIA, traz um rápido overview de como o iRay para Cinema 4D se comporta.

O vídeo demonstra como o workflow do iRay para Cinema 4D funciona, e como ele fornece feedback visual instantâneo enquanto artistas criam suas cenas com iluminação e etc.

Há algum tempo, a Maxon anunciou uma colaboração técnica com a NVIDIA que facilitaria a criação de um interactive renderer para Cinema 4D. Pode-se ler mais a esse respeito aqui.

A NVIDIA tem um páreo duro nessa área, pois vai bater de frente com ferramentas já estabelecidas como Octane Render e RedShift. Contudo, talvez haja espaço para o iRay na comunidade de C4D.

O iRay permite trabalhar com physically plausible materials, mas o que o torna interessante é o fato de ter sido construído sobre os moldes da NVIDIA MDL – Material Definition Language -, permitindo compartilhar physical materials e lights entre aplicações que usam iRay e Mental Ray. Isso significa que toda biblioteca de vMaterial é suportada, assim como o intercâmbio entre aplicações com suporte a MDL tais como 3ds Max, Maya e Rhino.

Vale lembrar que o iRay funciona apenas em sistemas Windows e requer Cinema 4D R16 ou R17 – presumidamente o R18 também -, assim como uma GPU com CUDA. Além disso, o iRay funciona “melhor” com GPUs NVIDIA, e a maioria dos produtos da NVIDIA dos últimos 5 anos (que usam arquiteturas Fermi, Kepler e Maxwell) são suportados.

O iRay parece ser um bom motor de render com um preço bom. Ele custa $300,00 para uma licença solo. Visite a página oficial para mais informações.


Fonte: Lesterbanks

imagem do topo via CG Record

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